A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Capacitação em casqueamento melhora bem-estar animal e produtividade

Selo
Post Image

A manutenção dos cascos de equídeos e bovinos contribui para o bem-estar animal e a melhoria na produtividade em propriedades rurais voltadas à pecuária. Visando capacitar a mão de obra que lida diretamente com os animais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais, oferta três cursos relacionados ao casqueamento.

São eles: Casqueamento; Casqueamento e ferrageamento de equídeos e Casqueamento preventivo de bovinos. Ambos possuem carga horária de 24 horas, abordam conteúdos teóricos e a prática, e são ofertados gratuitamente graças aos recursos do produtor rural.

Para os meses de outubro e novembro estão previstos cerca de dez cursos nesta área. Em Itiquira, no primeiro semestre deste ano foram realizados treinamentos de casqueamento de bovinos e de equídeos. Segundo o mobilizador do Sindicato Rural, Elvis Pedroso, o curso ensina o modo correto de manejo da atividade. “Às vezes, o produtor não alcança o resultado esperado porque realiza a função de forma errada. Com o curso eles têm a oportunidade de corrigir as falhas”.

Os cascos são uma estrutura fundamental para os equídeos, pois são a base de sustentação de seu peso, influenciando diretamente na saúde e locomoção desses animais. A execução correta do casqueamento e do ferrageamento é importantíssima para a saúde dos cascos. O casqueamento empregado como forma de tratamento e/ou manutenção garante o bom desempenho do trabalho no campo.

Nos cursos são ensinadas a anatomia dos cascos, função e finalidade do casqueamento, ferramentas necessárias, métodos de casqueamento, entre outros. A programação dos treinamentos já confirmados pode ser conferida no site do Sistema Famato. Para verificar as turmas e vagas em sua localidade, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município.