A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Jovens aprendizes de Alto Garças concluem parte teórica

Selo
Post Image

Cerca de 20 jovens do Programa de Aprendizagem em Manutenção de Máquinas Pesadas concluíram as 1.800 horas de carga horária da parte teórica do curso, na sexta-feira (23.09). A partir de agora, os participantes seguirão para a próxima etapa que é a prática na propriedade rural, mais 1.200 horas de formação.

A qualificação é ofertada por meio da parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT) e possui duração total de dois anos. Em Alto Garças, os estudantes farão a parte prática na fazenda do grupo Atto Sementes.

Aos 22 anos, João Nicácio, está ansioso para a próxima fase. Ele que nunca se imaginou trabalhando no campo, se encontrou profissionalmente nessa experiência. “Com o tempo fui quebrando alguns tabus e agora o agro é a minha paixão. Estou ansioso porque a parte prática é outra realidade e acredito que será bastante proveitoso”, destaca.

O presidente do Sindicato Rural de Alto Garças, José Milton Breintenbach, esteve presente no evento de encerramento da parte teórica do curso. Na ocasião, divididos em grupos, os estudantes apresentaram conceitos aprendidos durante a parte teórica do curso diante de colaboradores da fazenda onde farão a próxima etapa da qualificação.

Segundo Breitenbach, os 19 participantes estão aptos a iniciarem a sua carreira no agro. “Eles mostraram profissionalismo ao responderem todos os questionamentos feitos e acredito que serão ótimos profissionais no campo”.

O presidente ainda destacou a importância da qualificação de mão de obra para o município. “Temos máquinas modernas disponíveis no mercado e profissionais qualificados podem aproveitar ao máximo o que a máquina tem a oferecer. Compensa pagar uma remuneração maior para quem tem mais conhecimento e, com isso, há ganhos tanto para os produtores quanto para os profissionais do nosso município”.

Programa – O curso é o meio para atendimento à Lei da Aprendizagem (nº 10.097/2000) no âmbito rural e o Senar-MT é a instituição responsável por possibilitar a formação teórica/prática dos estudantes. A parceria com o Senai-MT se concretizou em 2021 por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições e ofertou mais possibilidades de qualificação no campo. Atualmente, 17 turmas estão em execução no estado.