A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT é parceiro em caravana sobre uso de fertilizantes

Selo
Post Image

Crédito: Gabriel Faria – Embrapa Agrossilvipastoril

Começou nesta segunda-feira (26.09), a Caravana Embrapa – Conhecimento a caminho – em Mato Grosso. Pela manhã, ela foi realizada na Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop e ao longo da semana passará por Querência, Rondonópolis, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis. Os eventos ocorrerão sempre no período da manhã, nos Sindicatos Rurais dos municípios, e os interessados precisam se inscrever para participar.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é um dos correalizadores da ação no estado que é organizada pela Rede FertBrasil, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Crédito: Gabriel Faria – Embrapa Agrossilvipastoril

A Caravana Embrapa tem como público profissionais de assistência técnica e consultoria pública e privada e produtores rurais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.embrapa.br/caravana-embrapa, ou ainda no local dos eventos.

Com exceção de Sinop, que teve evento na Embrapa Agrossilvipastoril, nos demais municípios a Caravana Embrapa será nos Sindicatos Rurais. Sempre com início às 8h e fim previsto para às 12h30.

Programa – A Caravana Embrapa está percorrendo as principais regiões agrícolas do país levando informações sobre o melhor uso de fertilizantes. A iniciativa surgiu como forma de potencializar o uso do insumo em um momento de menor oferta e aumento de preços no mercado.

“Com a pandemia primeiramente e depois com a guerra entre Rússia e Ucrânia, os preços dos fertilizantes subiram de forma acentuada nos últimos anos. Então precisamos trabalhar essa temática, como usar de forma racional os fertilizantes, de forma a reduzir a dependência e sem reduzir a nossa produtividade”, explica o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Wruck.

A programação conta com uma contextualização local sobre a produção e uso de fertilizantes seguida de uma sequência de cinco palestras que abordam: ferramentas para planejamento agrícola; boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes; novos fertilizantes e insumos; soluções digitais refinando aplicações; e tecnologias sustentáveis de manejo agrícola.

Ao fim das apresentações é feito um debate com participação do público.

A etapa de Mato Grosso conta como palestrantes pesquisadores da Embrapa Solos, Embrapa Soja, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Agrossilvipastoril.

A Caravana Embrapa em Mato Grosso é realizada pela Embrapa, Rede Fertbrasil e pelo Senar-MT. A Caravana conta também com os patrocinadores Diamante Bioma, Bayer e Rede ILPF. Os patrocinadores Bronze são FertiSystem, Polli Fertilizantes e Arko.

O evento tem ainda o apoio Nacional da Sinprifert, Sistema OCB, CNA e Banco do Brasil, e apoio local do Laboratório Solos e Plantas, Feagro, Sistema Famato, Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade Federal de Rondonópolis.

Programação:

26/09 – Sinop – Embrapa Agrossilvipastoril

27/09 – Querência – Sindicato Rural

28/09 – Rondonópolis – Sindicato Rural

29/09 – Tangará da Serra – Sindicato Rural

30/09 – Campo Novo do Parecis – Sindicato Rural

Com Assessoria de Imprensa da Embrapa Agrossilvipastoril