A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Confecção de artigos em couro bovino demandam 20 turmas até fim do ano

Selo
Post Image

O mercado de trabalho da pecuária alcança muito além da carne. Em Mato Grosso, sempre é grande a procura por capacitação em confecção de artigos do couro bovino. E esse é um dos treinamentos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e os Sindicatos Rurais do estado. Em Jaciara, uma turma aprendeu a fazer vários artigos com a peça, dentre elas arreios e rédeas.

Kedma Rodrigues, 37, não tinha noção de como confeccionar os materiais e agora a meta é fazer para comercializar. “Tenho vontade de fazer para vender. Assim que minha renda melhorar e eu conseguir comprar a matéria prima, vou poder produzir”.

Instrutor credenciado à instituição, André Henrique Torres, já atendeu turmas tanto de trabalhadores que visam confeccionar artigos de montaria quanto moradores da cidade que buscam conhecimentos de artesanato para uma renda extra. “Muitas pessoas procuram por esse treinamento e o Senar-MT oferta cursos que se complementam e atendem a todos os públicos, desde trabalhadores que curtem o couro até famílias que querem aumentar a renda em casa”, destaca.

Luana Lendengues, 28, fez uma oficina e hoje sabe fazer copos, cintos, bolsas e chinelos. Por enquanto só fabrica para uso próprio, mas garante que o conhecimento já agregou bastante. “Sempre tive essa curiosidade de saber como fazia, como costurava o copo e aprendi muito com o curso”, afirma.

Até o fim de 2022, estão previstos mais de 20 treinamentos, que abrangem desde o curtimento e conservação do couro, até confecção de artefatos. Nesta terceira semana de setembro, moradores de Jaciara aprenderam sobre confecção de bainha de faca e facão. Em outubro, estão previstas oficinas de confecção de bolsas e cintos em Colniza e Confecção de arreio em Serra Nova Dourada.

Os interessados em aprender esse processo podem procurar o Sindicato Rural do seu município e demandar o curso. No site do Sistema Famato é possível consultar os telefones de contato dos 93 Sindicatos Rurais de Mato Grosso: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/. Acesse!