A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Curso de Contabilidade Rural ensina normas fiscais para profissionais do campo

Selo
Post Image

Treinamento em Lucas do Rio Verde

As obrigações que o produtor rural deve prestar ao fisco, aprendizado sobre governança do empreendimento rural, isenção do risco fiscal da atividade rural, conhecimentos avançados sobre parte fiscal, contábil e gerencial de propriedades rurais.

Esses estão entre os conteúdos ministrados no novo curso ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicatos Rurais. A capacitação “Auxiliar administrativo – contabilidade rural” já está disponível no portfólio e já foi realizada nos municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso.

O treinamento possui carga horária de 40h e tem por objetivo dar suporte ao produtor rural no registro de entrada e saída de documentos, organizando-os de forma lógica e integrada às exigências legais e de produtividade das propriedades rurais e de suas assessorias contábil e de segurança e saúde do trabalho. Também são abordados conhecimentos sobre o e-social e gestão de pessoas.

O curso é aberto à comunidade, mas segundo o instrutor credenciado ao Senar-MT, Bruno Medeiros da Costa, por ser um conteúdo mais avançado e complexo, o público alvo são pessoas que já tenham algum conhecimento sobre a área e os produtores rurais, que são os maiores interessados.

“Muitas pessoas já trabalham na área, mas às vezes falta um conhecimento de legislação ou de normas contábeis. Se a pessoa tiver noções administrativas, ela vai ter um engajamento melhor dentro do treinamento e se for produtor rural vai conseguir entender o processo realizado na sua propriedade”, afirma.

Além de ensinar procedimentos de rotina, o curso também traz uma bagagem para o produtor rural CPF que está planejando migrar para CNPJ ou em período de transição familiar. “Muitos ficam expostos por fazerem contabilidade de forma inadequada. O conhecimento ensina as obrigatoriedades fiscais, contábeis e gerenciais. Isso vai ajudar a desenvolver a atividade e eximir o risco fiscal”, destaca.

Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua localidade. No site do Sistema Famato é possível encontrar os contatos dos 93 Sindicatos Rurais do estado. Confira: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/.