A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Conhecimento e troca de experiência são pauta da Missão Técnica – Expointer 2022

Selo
Post Image

Reunião para alinhamentos de ações realizadas nos CTs

Mais que visitas técnicas, o grupo de mato-grossenses que participa da Missão Técnica – Expointer – 2022, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) também participa de reuniões para troca de conhecimento e alinhamento de ações futuras. Nesta terça-feira (30.08), a conversa foi sobre os Centros de Treinamentos da instituição e o que é ofertado dentro destes espaços.

A conversa aconteceu no estande do Senar-RS, dentro da Expointer. Os participantes falaram das dificuldades e trouxeram ideias para solucionar algumas dificuldades enfrentadas no dia a dia. Eles falaram sobre a mobilização das turmas que fazem os treinamentos nos CTs e as novas formas de atrair aqueles que têm interesse em fazer os cursos relacionados com o setor de máquinas e implementos agrícolas ofertados pelo Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais.

Mobilizadora Lussandra Galivan, de Campo Novo do Parecis

Lussandra Galivan, de Campo Novo do Parecis compartilhou que utiliza o Whatsapp para mobilizar as turmas. Ela disse que até recentemente tinha dificuldades em conseguir as máquinas para os treinamentos. “Mas isso está mudando com o aumento das ações dentro do Centro de Treinamento de Campo Novo do Parecis”.

Mobilizadora e gerente Claudia Sauvesuk, de Alta Floresta

Já Cláudia, de Alta Floresta, diz que a demanda para os cursos de máquinas e implementos agrícolas em sua região é grande. Ela mobiliza várias turmas para fazerem treinamentos no CT de Sorriso. “Eu divulgo o curso de manhã e a tarde já tenho a turma fechada”.

Outro ponto abordado por Cláudia foi o Colheita de Talentos. Segundo ela, tem muitos querendo fazer os cursos para ter o currículo incluído na plataforma. “Tem vários produtores contratando por meio da plataforma do Colheita de Talentos. Isto incentiva as pessoas a fazerem os cursos”.

Mobilizadora Andreia Souza, de Jaciara

Para Andreia Souza, de Jaciara, ter dois CTs próximos é muito importante. “Vamos voltar a atenção para fechar turmas para mandar para um destes polos tecnológicos. Temos o de Campo Verde e o de Rondonópolis”.

Gerente Sirlei de Oliveira, de Juara

Sirlei de Oliveira de Juara, conta que também utiliza as redes sociais para divulgar os treinamentos. Como o CT de Juína ainda está em fase de implantação, a mobilizadora explica que os outros estão muito distantes para mandar as turmas. Porém ela trouxe ideias para facilitar a realização dos treinamentos de máquinas e implementos agrícolas até que o CT de Juína fique pronto.

Boa parte do grupo que participa da Missão Técnica – Expointer 2022 são representantes dos Sindicatos Rurais vencedores do prêmio de Mobilização 2019. O grupo também é composto por produtores rurais e colaboradores da instituição. Mais que premiar os vencedores, o objetivo desta viagem também é promover a capacitação e incentivar a busca de conhecimento.