A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Moradores de Barra do Bugres assistem a um cinema pela primeira vez

Selo
Post Image

Neustide Rondon, moradora do Distrito Currupira em Barra do Bugres nunca havia assistido a um cinema e na noite deste domingo (31.07), o cinema veio até ela. Assim como outros 200 moradores da comunidade, ela se dirigiu até a quadra da Escola Estadual Sabino Ferreira Maia e teve a experiência de assistir a um filme nas telonas, por meio do programa Cine Senar.

Com as luzes apagadas, uma tela de 50m², pipoca e algodão doce sendo distribuídos gratuitamente, ela se divertiu assistindo ao filme A Era do Gelo: As aventuras de Buck, junto a amigos e vizinhos. Crianças brincando com os balões, pais levando os filhos para passearem, amigos e conhecidos se reencontrando após tempos sem se ver.

O projeto representou mais do que uma sessão de cinema, foi uma forma de reunir a comunidade. Rosenildo Figueiredo, compareceu à atividade com amigos e família e achou uma excelente oportunidade de entretenimento. “É muito legal ter um evento desse na comunidade. Achei bacana”.

O Cine Senar é um projeto desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicatos Rurais e parceiros. O presidente do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Rogério Romanini, compareceu ao evento e falou sobre a importância de levar cultura à zona rural. “É uma satisfação estar aqui hoje porque esse é um projeto de cidadania: levar o cinema a pessoas que não tem condições de ter essa experiência nas grandes cidades”, destacou.

Pausa – Devido às regras estabelecidas em anos eleitorais, o projeto Cine Senar deu uma pausa em sua programação. O evento realizado em Barra do Bugres foi o último executado antes das eleições.

Segundo o coordenador da equipe técnica, Gustavo Mocci, que também acompanhou de perto ao último evento, de janeiro a julho deste ano, foram realizados 120 cinemas nas comunidades rurais de todas as regiões do estado. “O programa alcançou mais de 50 mil participantes nas edições realizadas até agora”, destacou.

Apesar da pausa, existe a possibilidade de serem realizados mais cinemas no fim do ano. “Ainda estamos analisando se retomaremos as atividades nos meses de novembro e dezembro, mas dependemos das condições climáticas, já que será período de chuvas”.