A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sindicato Rural de Juína e Senar-MT conversam sobre a instalação de mais um CT

Selo
Post Image

Implantação de mais um Centro de Treinamento. Desta vez, em Juína. Esta foi a pauta da reunião entre a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o presidente do Sindicato Rural de Juína, José Lino Geraldo Martins Rodrigues, conhecido como Cabeção. Neste encontro foi discutido as possibilidades de implantar mais um ambiente equipado com o que há de mais moderno no mercado para capacitar mão de obra que irá atuar no setor pecuário.

Um dos principais objetivos é transformar Juína em um centro especializado na formação de inseminadores para o setor pecuário de Mato Grosso. “A ideia é capacitar mão de obra para todo o estado”, destaca o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, chamado de Chico da Pauliceia.

O coordenador de supervisão do Senar-MT, Wlademiro Neto, acrescenta que a estrutura será composta por seis salas de aula, um espaço para abrigar a parte administrativa, cozinha industrial e banheiros. “Haverá espaço destinado para a realização de cursos sobre reprodução de bovino, nutrição e sanidade animal”.

Nesta proposta apresentada para o Cabeção há também o projeto de uma estrutura de containers para formação de brigadistas e para a execução de todos os treinamentos de Normas Regulamentadoras (NRs), ofertadas pelo Senar-MT. “Teremos ainda transporte exclusivo, caminhões, serviço de limpeza, silos e animais, que são os insumos utilizados em vários cursos”, diz Neto.

De maneira informal, o superintendente do Senar-MT, contou a história de como o número de CTs evoluiu de dois para 12, num período de dois anos. Ele explicou em que fase de implantação está cada um. “É com satisfação que venho conversar com o Cabeção sobre a implantação de um CT, em Juína”.

O presidente do Sindicato Rural de Juína, enfatizou que há um espaço de 65 hectares onde pode ser implantada a estrutura do CT, proposta pela equipe do Senar-MT. Ele destacou a falta de mão de obra capacitada para atuar no da pecuária, assim como em outras cadeias produtivas que começam a ser desenvolvidas na região. “Estamos numa região estratégica e a implantação deste CT contribuiria muito para o desenvolvimento do nosso município e dos vizinhos”.

Com a presença do presidente do Sindicato Rural de Brasnorte, Cleber José da Silva, a reunião no sindicato rural de Juína seguiu “tarde a dentro”. Mais que falar sobre a necessidade atual de implantar um centro de treinamento, o grupo também discutiu as possibilidades de ampliação e de inclusão de capacitação de profissionais para atuar em outras cadeias produtivas que começam a se desenvolver na região.