A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Moradores da zona rural aprendem noções de primeiros socorros

Selo
Post Image

Conhecer os primeiros socorros pode salvar vidas. E em propriedades rurais, muitas vezes localizadas distantes dos centros urbanos e de atendimento médico, esse conhecimento faz a diferença. Produtores rurais de Juscimeira aprenderam nesta semana a como agir nos primeiros atendimentos em acidentes com vítimas.

Avaliação dos sinais vitais, reanimação cardiopulmonar (RCP) em casos de desmaio ou mal-estar, manobra de desengasgo, envenenamento por animais peçonhentos, acidente vascular cerebral (AVC) estiveram entre os assuntos abordados na teoria e na prática.

O Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT), Lícinio Tavares, foi quem ministrou a mini oficina durante o Dia de Campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Segundo ele, cidadãos tanto da zona urbana quanto da zona rural precisam ter esses conhecimentos. “Às vezes, a pessoa pensa que é algo muito técnico e que pode ser feito só por profissional, mas em um simples treinamento como esse, você pode aprender a fazer procedimentos até o socorro médico chegar, garantindo a segurança da vítima e do socorrista”.

Os participantes aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas com base nas situações que já passaram. Para o produtor rural Gleiçoelio Anchieta, o ensinamento foi importante. “É muito bom saber dessas coisas, porque no mato também tem acidente e sabendo o que fazer, vamos poder agir até chegar o resgate”, afirma.

Capacitações – Além das oficinas ministradas em todos os Dias de Campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais oferta cursos de primeiros socorros. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende o seu município.