A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Com menos de 60 salas de cinema no estado, Cine Senar faz sucesso no interior

Selo
Post Image

Mato Grosso possui 3,5 milhões de habitantes, 141 municípios e 58 salas de cinema divididas entre apenas 11 cidades*. É neste contexto que o Cine Senar destaca a sua importância. O programa, realizado há oito anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicatos Rurais, proporciona momentos de lazer e diversão gratuita aos 130 municípios que não são contemplados com a energia das telonas.

Dentre eles está o município de Juara que reuniu cerca de 1.500 pessoas na Praça dos Colonizadores para prestigiar o evento. Foram organizadas cadeiras ao entorno do telão de cinco metros de altura, que passou o filme Os Croods II, de classificação livre, possibilitando diversão para toda a família.

O mobilizador do Sindicato Rural de Juara, Cosmo Henrique, afirma que o Cine Senar é uma festividade para a comunidade local. “Às vezes eles nunca tiveram a oportunidade de assistir um cinema na cidade grande e aqui eles estão curtindo e aproveitando”, destaca.

Porto dos Gaúchos foi outro município que recebeu o Cine Senar em 2022. O mobilizador do Sindicato Rural, Júlio César Rodrigues, destacou que o momento de confraternização foi possível graças às parcerias. “Tudo o que está acontecendo, toda essa infraestrutura é disponibilizada graças ao produtor rural. Uma salva de palmas aos produtores de Porto dos Gaúchos por possibilitarem um momento de diversão para a população”, afirmou durante o evento.

Além do filme, os participantes também podem desfrutar de pipoca e algodão doce gratuitamente e, às vezes, de sorteios de brindes por instituições parceiras. Entre os meses de junho e julho estão previstos mais 45 Cines, pelo estado, com o objetivo de oportunizar ao produtor e trabalhador rural acesso à linguagem audiovisual, apresentando o cinema como uma fonte de cultura, meio para transmitir conhecimento e alternativa de entretenimento.

Pipoca e algodão doce também são atrações no evento

A programação dos próximos eventos pode ser conferida no site do Senar-MT, pelo link a seguir: https://sistemafamato.org.br/senarmt/course/cine-senar/#objetivo ou com informações diretamente no Sindicato Rural de seu município.

* Dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) de 2019.