A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Equoterapia do Senar-MT aumenta 60% dos atendimentos em três anos

Selo
Post Image

Cerca de 26 profissionais parceiros do programa de Equoterapia do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) participaram de capacitação neste mês de junho. O curso, ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atualizou os profissionais para realizarem os atendimentos que se multiplicaram no último triênio.

Enquanto em 2019, foram realizados 5.019 mil atendimentos pelo Programa de Equoterapia ofertado pelo Senar-MT, Sindicatos Rurais e instituições filantrópicas, em 2021 esse número passou para 13.740 mil, beneficiando 647 praticantes.

No Senar-MT, o programa tem como objetivo apoiar financeiramente instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos para a população carente. O Senar-MT contribui financeiramente com um valor mensal e fornece um kit de equoterapia para novos parceiros composto por seis mantas, três selas australianas, seis capacetes hípicos e a capacitação para os parceiros.

A Equoterapia Santa Clara, em Poconé, é uma das mais recentes instituições atendidas pelo programa. A parceria com o Senar-MT foi firmada no último trimestre de 2021. Segundo a fisioterapeuta e presidente da instituição, Bruna Oliveira, ela recebe participantes de 03 até 22 anos de idade e atualmente é a única equoterapia do município. “A parceria com o Senar-MT tem sido muito importante porque com a ajuda temos custeado mão de obra de alguns dos profissionais para atender toda a nossa demanda que é muito grande”.

Capacitação realizada em Cuiabá neste mês de junho

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido popularmente como Chico da Pauliceia destaca que a equoterapia está entre os projetos mais importantes da Promoção Social do Senar-MT. “É uma honra para a instituição contribuir com as ações sociais. Ficamos satisfeitos por melhorar a qualidade dos serviços prestados e o conforto dos praticantes”.

O programa está disponível em 34 instituições parceiras distribuídas por 27 municípios mato-grossenses. Os interessados em terem o apoio do Senar-MT em seus projetos de Equoterapia devem procurar o Sindicato Rural de sua cidade.

METODOLOGIA – A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

Para desenvolver a equoterapia e atender as necessidades dos praticantes é preciso uma equipe multiprofissional que atue de forma interdisciplinar para obter os melhores resultados. Para o praticante há vários benefícios. Dentre eles a melhora no desenvolvimento neuropsicomotor, aumento da autoestima, melhora no convívio social, concentração, postura e independência.