A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Parceria com UFMT promove pesquisas e intercâmbio com universidades americanas

Selo
Post Image

Criar uma ponte entre as pesquisas acadêmicas e o produtor rural. Esse foi o principal objetivo da parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) com o Programa Agrisciences da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus Sinop. Em reunião realizada nesta segunda-feira (30.05) entre representantes das instituições foram apresentados resultados de anos de pesquisa.

O programa desenvolveu linhas de pesquisa em três unidades demonstrativas e implantou tecnologias definidas no projeto em nove unidades multiplicadoras.  Na área de silvicultura, por exemplo, foi realizado ensaio denominado Anéis de Nelder com eucalypto a fim de verificar espaçamento e copa das árvores.

O estudo também contemplou a área de grãos, integração lavoura-pecuária, agricultura de precisão, entre outros, e foi realizada em três regiões. Na baixada cuiabana compreendeu os municípios de Cuiabá, Rosário Oeste e Acorizal; nas intermediações da BR-163 de Nova Mutum até Sinop; e na região noroeste em Juara e Porto dos Gaúchos.

Ao todo, foram capacitados mais de 6.400 profissionais do setor, realizadas palestras para um público de 3.000 produtores rurais, encontros técnicos, dias de campo e intercâmbio com pesquisadores das Universidades de Ohio e Minnesota, dos Estados Unidos.  

“Os Sindicatos Rurais foram um suporte muito importante para ser essa ponte com o produtor rural”, afirmou o professor Daniel Carneiro de Abreu, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) da UFMT.

A parceria também rendeu um acervo acadêmico de dois livros e cinco artigos científicos, além da criação de dois aplicativos para celular e de uma plataforma online. Segundo o diretor de operações do Senar-MT, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata, a ideia é levar esse conhecimento aos profissionais relacionados à instituição. “Queremos apresentar o resultado dessas pesquisas aos nossos instrutores credenciados e propagar esse conhecimento acadêmico para aqueles que lidam com o campo”, destaca.

Acesso online – O programa desenvolveu uma plataforma que reúne todos os conhecimentos adquiridos no período da parceria. Os interessados em conhecer o projeto devem acessar www.agrisciences.org. O acesso ao conteúdo é gratuito.