A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Auditoria do Mapa na região oeste apresenta conformidades da ATeG

Post Image

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) recebeu parecer favorável em mais uma auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ela foi concluída nesta quarta-feira (25.05), na região oeste do estado.

A auditoria ocorreu no Laticínio Vencedor e em três propriedades rurais atendidas pela ATeG que fazem parte do Programa Mais Leite Saudável. Elas são situadas nos municípios de São José dos Quatro Marcos, Mirassol d’Oeste e Curvelândia. As atividades auditadas foram classificadas como estando em conformidade com o projeto.

Essa foi a segunda auditoria após a suspensão das atividades devido as restrições sanitárias da pandemia. A primeira ocorreu em março, no município de Nova Xavantina. Nas auditorias, são feitas a verificação dos documentos referentes a gestão do projeto. Além disso, também são apresentados os indicadores das propriedades assistidas e feito a conferência de relatórios das visitas técnicas.

De acordo com o coordenador da ATeG do Senar-MT, Armando Urenha, essa é mais uma vitória para a assistência técnica. “Consiste em um reconhecimento quanto à qualidade dos nossos serviços e quanto aos benefícios adquiridos pelas propriedades atendidas”, explica.

Programa Federal – O Programa Mais Leite Saudável é do Mapa e, segundo dados do Governo Federal, permite que agroindústrias, laticínios e cooperativas de leite utilizem créditos presumidos do PIS/Pasep e da Cofins, da compra do leite in natura utilizado como insumo de seus produtos lácteos, em até 50% do valor a que tem direito.

O laticínio ou cooperativa deverá, como contrapartida, executar um projeto que promova o desenvolvimento de seus produtores de leite. No caso do latícinio auditado neste mês, é ofertado aos produtores a assistência técnica.