A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Ser parceiro do Senar-MT é a realização de um sonho para Amauri José Salviano Junior

Selo
Post Image

Amauri José Salviano Junior é um dos parceiros do Polo Tecnológico do Araguaia. Aos 58 anos também é proprietário da Xingu Máquinas, revendedora da New Holland, em Água Boa. Com olhar sempre atento ao que está acontecendo a sua volta, sorriso largo e um otimismo que desencoraja qualquer pessoa a reclamar da vida. Assim é Amauri.

Numa destas visitas rápidas, de cortesia e prospecção de negócios, o coordenador de polos tecnológicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Wlademiro Neto, teve o privilégio de ouvir a história de Amauri. A instituição é referência em sua vida desde que ele era bem pequeno.

Amauri nasceu em uma fazenda próxima a Jales (SP). Tudo começou quando ele tinha cerca de 12 anos e foi passear na casa de uns amigos, na cidade. Foi assim que ele viu pela primeira vez um escritório do Senar. Ele conta que olhava para o prédio e se perguntava como seria possível uma empresa disseminar informação e levar conhecimento para os cantos mais distantes dos centros urbanos.

Amauri com participantes de treinamento em Água Boa

O tempo passou, Amauri se formou em engenharia civil e, aos 25 anos, se mudou para Mato Grosso. Conheceu a pessoa certa na hora certa e, assim, começou a trabalhar na revenda da Case-IH, em Cuiabá. Começou como assistente da gerência de serviços. “Trabalhei por quase 26 anos nesta empresa. Foi muito aprendizado. Mas a preocupação com a qualificação de mão de obra nunca saiu da minha cabeça”, diz Amauri.

Em 2015 se juntou a um amigo e montou a Xingu Máquinas Agrícola LTDA, em Água Boa. Mesmo sendo o proprietário, ele chega às 5 horas da manhã para dar inícios aos trabalhos. Amauri se emociona ao contar que dentro de sua empresa só entra o Senar-MT e o Senai-MT como seus parceiros. “Respeito e admiro muito o Sistema S. Para levar conhecimento ao homem do campo o Senar é a referência. Na minha opinião não vejo outra entidade ou instituição que faça um trabalho tão bem feito como o do Senar”.

Entusiasmado com a futura parceria, ele visitou a turma que fazia um curso de operação de tratores, no local onde será construído o CT do Araguaia. Se emocionou mais uma vez ao ver tudo o que sonhou quando criança sendo colocado em prática. Aproveitou o momento e alinhou com o coordenador de polos tecnológicos do Senar-MT, Wlademiro Neto, que já na próxima semana terá uma posição sobre a cessão de equipamentos para as aulas práticas.