A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Participantes do Mutirão Rural doam cabelo para produção de perucas

Selo
Post Image

O Mutirão Rural oferta uma gama de serviços de ação social às comunidades rurais graças aos recursos do produtor rural. Um deles é o corte de cabelo, sempre realizado por parceiros do evento. A novidade é que neste ano, aqueles que quiserem dar um trato no visual durante o Mutirão, também poderão ajudar o próximo. Durante a etapa de 2022, cerca de 20 mechas de cabelo já foram doadas para instituição responsável por arrecadar os fios e fazer perucas para pacientes em tratamento contra o câncer ou com alopecia.

De acordo com Rafaelli Leite, analista responsável pelo Mutirão Rural do Senar-MT, apesar de ainda não haver parceria oficial com alguma instituição, a possibilidade de doação de mechas atraiu a atenção das participantes. “As mechas arrecadadas são provenientes das diversas cidades que já passamos neste ano. O profissional pergunta sobre o interesse em doar e caso seja positivo ele faz o corte adequado”, destaca.

O Projeto Um Fio de Amor, de Rondonópolis, foi o escolhido para receber as doações por iniciativa da instrutora credenciada ao Senar-MT, Thayssa de Moraes.  “Eu já fiz algumas doações do meu cabelo mesmo nessa ONG e quando vi no Mutirão que algumas meninas/mulheres cortavam um tamanho legal de cabelo e que podia ser doado, levantei essa ideia e começamos a informar sobre a possibilidade de doação. As participantes gostaram e doaram”, destaca.

Segundo a coordenadora do Projeto, Cleide Bastos, as doações são direcionadas ao Instituto Atitude na Cabeça em Curitiba, responsável por fazer perucas que são distribuídas em todo o Brasil. “Elas são destinadas a pacientes em tratamento com quimioterapia que perdem seus cabelos e pessoas que sofrem com alopecia. Não sabemos mensurar a quantidade de pessoas que já foram beneficiadas em seis anos de projeto”, destaca.

Para fazer uma peruca é necessário que as mechas tenham no mínimo 20 centímetros de comprimento. Mesmo assim, outros tamanhos são aceitos. “ Acabamos recebendo com tamanho menor para fazer algum acabamento de franja ou mesmo alguma peruca bem curtinha”, afirmou Cleide.

Para ser doado, o cabelo deve estar limpo e seco, sem produtos finalizadores. Ao preparar o cabelo para cortar, deve ser amarrado com elásticos bem firmes em mechas pequenas. Depois devem ser armazenados em um recipiente limpo e levados a um dos locais de coleta.

Iniciativa – O Mutirão Rural acontece de forma itinerante em 2022 até o mês de agosto. Em maio, o programa irá passar por 14 municípios, incluindo a capital Cuiabá. As pessoas interessadas em doar os cabelos durante o evento devem se atentar ao preparo e cuidados acima, para que os fios estejam preparados no dia. Confira abaixo a programação do próximo mês:

Programação de maio

04/05 – Rosário Oeste – Comunidade Raizama

05/05 – Acorizal – Comunidade Tenda

06/05 – Nossa Senhora do Livramento – Comunidade Laginha de Cima

07/05 – Poconé – Comunidade Distrito do Chumbo

11/05 – Santo Antônio de Leverger – Comunidade Morrinho

12/05 – Planalto da Serra – Assentamento L3

13/05 – Chapada dos Guimarães – Comunidade Praia Rica

14/05 – Cuiabá – Distrito da Guia

18/05 – Apiacás – Comunidade Santa Terezinha

20/05 – Paranaíta – Comunidade Sombra da Manhã

21/05 – Nova Monte Verde – Comunidade São José do Apuy

23/05 – Colíder – Comunidade Marco de Cimento

25/05 – PA Vida Nova II

28/05 – Alta Floresta – Pista do Cabeça