A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT marca presença na Parecis SuperAgro

Post Image

Nos últimos quatro dias, Campo Novo do Parecis foi o ponto de encontro para os produtores rurais, representantes de órgãos públicos e privados, entidades ou empresas ligadas ao setor agropecuário. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) marcou presença com um estande e sua equipe técnica para sanar as dúvidas e orientar o produtor rural.

A instituição também contribuiu com palestras. Dentre elas, a do professor de agronegócio global do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Marcos Jank.  Ele falou sobre Geopolítica e Tendências do Agronegócio Global, analisou o atual cenário mundial. Jank também falou sobre a Guerra da Ucrânia, a relação entre Brasil, China e Índia e as principais commodities que Mato Grosso exporta.

Já a palestra do superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Pauliceia foi sobre a instituição. Ele mostrou como funciona o sistema e destacou o objetivo de treinar mais de 120 mil pessoas em 2022. “A pandemia impactou muito a realização de nossas ações e, agora temos que recuperar o tempo perdido”.

Em 2022, a Parecis SuperAgro teve sua programação focada em inovação, sucessão familiar e na gestão rural. Mesmo sem os números oficiais, estima-se que mais de cinco mil pessoas tenham passado pelo parque de exposições Odenir Ortolan diariamente.

Estande – Bastante movimentado, o espaço recebeu produtores rurais, empreendedores, líderes de todos os setores da economia e as crianças do Programa Filhos do Campo. Os presidentes dos Sindicatos Rurais que estiveram na feira também fizeram do estande do Senar-MT um ponto de encontro.

A parceria com as empresas Kiko Tecnologia Agrícola, DG Stark e Saci Soluções em Amostragem de Solo garantiu a exposição de máquinas e implementos agrícolas. Estes equipamentos chamaram a atenção do público.

Na terça-feira (29.03), a comitiva de diplomatas da 7ª edição do AgroBrazil composta por representantes da Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Malásia, Países Baixos, Singapura e União Europeia também compareceu ao estande. Eles conheceram representantes de cooperativas de comunidades indígenas que se dedicam à produção de grãos no estado e trocaram informações e experiências com produtores brasileiros.

Solenidade – A abertura oficial da Parecis SuperAgro foi recheada de novidades. Além da apresentação dos indígenas, o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis apresentou a “Carta de Parecis”. O documento tem reivindicações e sugestões de ações em diversos setores para o Poder Público nas esferas – municipal, estadual e federal.

Outro ponto alto da solenidade foi a entrega do primeiro troféu Armando Brolio. É a primeira edição e o objetivo é homenagear pessoas de Campo Novo do Parecis que foram eleitas por voto ao longo de 2021 como destaque em suas áreas de atuação.

Também foi divulgado um estudo de regularização ambiental de atividade agrícola em um território indígena. “Há vários anos, a etnia Paresi tem nos procurado para investir na produção de grãos em seu território. Temos interesse em apoiar técnica e institucionalmente, mas é preciso o aval da Funai e de todos os órgãos envolvidos”, observou o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Bruno Giacomet.

Proposta – Os indígenas apresentaram um estudo para obter a regularização ambiental e posterior licenciamento da área na qual pretendem trabalhar. O estudo foi feito em cinco territórios indígenas. A produção agrícola mecanizada em terras indígenas existe há pelo menos 15 anos na região do Chapadão do Parecis, em Mato Grosso.

O plantio de soja e milho vem sendo feito em municípios como Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Brasnorte e Sapezal. A área plantada é de 19 mil hectares, o que corresponde a 1,7% do total da área indígena na região

Horta comunitária – O superintendente do Senar-MT, Chico da Pauliceia anunciou a instalação da horta comunitária em Campo Novo do Parecis. Este é um projeto realizado pelo Sindicato Rural e Senar-MT que conta com o apoio da prefeitura, câmara de vereadores e da sociedade em geral.

O projeto de lei nº 14/2022 que concede o direito de uso pelos próximos 20 anos da área onde será implantada a horta comunitária foi aprovado por unanimidade.   Foram cedidas duas áreas sendo uma de 1800 m2 e 1940 m2, localizadas no residencial Flor do Cerrado, no bairro Jardim das Palmeiras.