A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mulheres de Comodoro aprendem sobre empreendedorismo em capacitação

Post Image

Uma turma de quatorze moradoras de Comodoro participou do Programa Mulheres em Campo e aprendeu a comercializar seus produtos na Feira que faz parte das atividades programadas. A capacitação é modular e ensina desde princípios básicos de gestão até a prática do empreendedorismo feminino.

O curso é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Comodoro. Patrícia de Moura fez pela primeira vez um curso ofertado pelas instituições e já pretende se inscrever em outras capacitações. “É uma experiência ótima, porque aprendemos o nosso papel no ambiente de trabalho, a importância da mulher buscar novos desafios e a como se desenvolver nos negócios”, explica.

O treinamento possui cinco módulos de conhecimento e uma carga horária de 44 horas/ aula, com direito a certificado de participação. Segundo Clessir Facchin, instrutora credenciada ao Senar-MT, esse é um curso específico para o empreendedorismo feminino e ajuda na gestão de negócios e da propriedade rural.

“Elas aprendem cálculos para reconhecerem o lucro de seus produtos, comercializam em uma feira e, como bônus, elas ainda ganham uma análise de perfil comportamental para auxiliá-las de modo individual, na tomada de decisões”, explica Clessir.

Para 2022, estão previstos mais de 180 módulos do Programa Mulheres em Campo. As interessadas devem procurar o Sindicato Rural de sua localidade para verificar as turmas e vagas disponíveis. Os cursos serão ofertados seguindo os decretos sanitários vigentes nos respectivos municípios.