A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Aplicadores se capacitam para imunizar rebanho contra a brucelose

Post Image

O Sindicato Rural de Nova Canaã do Norte, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realizou nos dias 03 e 04 de fevereiro, o curso de Vacinação contra Brucelose. Esse é um dos 117 treinamentos previstos para 2022, com o objetivo de dar conhecimento aos aplicadores das vacinas.

O presidente do Sindicato Rural do município, Luiz Carlos Olini, agradeceu a oferta de capacitação na região. “Os cursos são muito importantes para capacitar os pequenos produtores rurais, nessa área da pecuária que tem bastante demanda na nossa região”, afirma.

A brucelose é uma zoonose que pode ser transmitida ao ser humano. A prevenção é a vacinação das fêmeas de três a oito meses, de forma obrigatória. A não vacinação desses animais pode gerar autuações. As medidas de controle da doença e adoção de estratégias podem controlar a doença e melhorar a produtividade do rebanho.

O curso de vacinação contra brucelose no Senar-MT possui carga horária de 16 horas e é gratuito. O objetivo é capacitar para aplicação da vacina contra Brucelose em bovinos e bubalinos, utilizando as técnicas recomendadas.

Dentre os conteúdos ensinados estão informações sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, conservação das vacinas e sua aplicação, manejo com os animais e comunicação da vacinação ao Instituto de Defesa Agropecuária do estado (Indea-MT), responsável por esse controle.

Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município e verificar as turmas disponíveis. A programação está sujeita a alteração de acordo com os decretos municipais vigentes nas datas previstas, devido às medidas de contenção dos casos de gripe e Covid-19.