A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Superintendente do Senar-MT anuncia a construção do Polo Tecnológico de Sapezal

Post Image

Nesta terça-feira (07.12), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) anunciou a construção do Polo Tecnológico de Sapezal. Assim como em Água Boa, os primeiros cursos devem ser realizados ainda no primeiro semestre de 2022. O potencial da unidade de Sapezal é de capacitar mais de cinco mil pessoas por ano.

O superintendente da instituição, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Pauliceia, explica que já no início de 2022 serão colocados containers para começar os trabalhos na área destinada para a construção da unidade. “Como os treinamentos têm aulas práticas, teremos condições de já começar a trabalhar na área logo nos primeiros meses de 2022”.

Chico faz questão de ressaltar que ampliar a infraestrutura para capacitar e qualificar mão de obra para o setor agropecuário é sempre uma satisfação. Segundo ele, o potencial da região é grande e o Centro de Treinamento de Sapezal será voltado para a agricultura de precisão. “O Sindicato Rural de Sapezal realiza muitos cursos e, por isso, é preciso investir em um espaço adequado”.

Para o presidente do Sindicato Rural de Sapezal, Cleto Webler levar um centro de treinamento para Sapezal é a realização de um propósito antigo. “Chegamos na região há mais de 40 anos e aprendi a regular uma plantadeira com muito sofrimento, porque não tínhamos capacitação. Um dos meus objetivos era trazer conhecimento para região”.

O presidente do Sindicato Rural de Comodoro, a cerca de 150 quilômetros de Sapezal, Amir Agostinho Signor, fez questão de prestigiar o evento onde foi anunciada a construção do Polo Tecnológico, também chamado de Centro de Treinamento (CT). “Vamos capacitar nossos pequenos e médios produtores. Agora mandamos nosso pessoal fazer cursos no CT de Campo Novo, com a construção em Sapezal vamos encurtar esta distância em mais de 100 quilômetros”.

Signor fez questão de elogiar a iniciativa do Senar-MT e de todo o Sistema Famato de estar cada vez mais perto do produtor rural. “Mão de obra qualificada é um problema para o nosso setor. Todo e qualquer investimento para minimizar este gargalo é sempre muito bem-vindo”.

POLO TECNOLÓGICO – Com potencial para treinar cerca de 5.200 pessoas por ano, o polo tecnológico de Sapezal terá oito salas de aula amplas. Além disso, mais quatro espaços específicos para capacitação e qualificação na área de tecnologia de precisão, pulverização e mais uma sala para aulas de informática.

No espaço de 2.910,39 m² serão construídos dois blocos. Um será para educação formal e o outro um galpão de máquinas. O coordenador de polos tecnológicos do Senar-MT, Wlademiro Neto acrescenta que haverá uma estrutura de apoio. “Que será uma área de abastecimento, lava jato, cabeamento de fibra óptica, estacionamento para veículos e caminhões.

Esta unidade de Sapezal ofertará cursos de formação profissional rural e promoção social. Além disso, terá a educação formal oferecendo os cursos da Faculdade CNA e o curso técnico semipresencial de gestão do agronegócio, fruticultura e zootecnia.

EXPOZAL – O evento que reuniu quase 400 pessoas, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), em Sapezal, teve várias novidades. Além do anúncio da construção do Polo Tecnológico do Senar-MT, também teve o lançamento da Feira de Exposição Agropecuária de Sapezal (Expozal) que será realizada entre os dias 05 e 13 de março de 2022, no Parque de Exposições.  

Além disso, o presidente do Sindicato Rural de Sapezal fez a entrega simbólica dos óculos demandados durante o Programa Mutirão Rural do Senar-MT e das cestas básicas do Movimento Agro Fraterno.

PRESTÍGIO – Além dos líderes do setor agropecuário, o evento contou com a presença do prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande e da sua equipe e dos representantes da câmara de vereadores. Também estavam presentes autoridades do poder Judiciário e da Polícia Militar de Mato Grosso.