A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT inaugura o Núcleo Avançado de Capacitação de Santa Cruz do Xingu

Post Image

NAC

Nesta quarta-feira (01.12) foi dia de Inauguração de mais um Núcleo Avançado de Capacitação (Nac). Desta vez, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) entregou a unidade de Santa Cruz do Xingu. Assim como os demais, o espaço tem salas de aula, cozinha industrial equipada para receber qualquer tipo de treinamento de transformação e industrialização de alimentos, banheiros e ar condicionado.

Além disso, o Nac também tem uma área externa adequada para receber máquinas e equipamentos para as aulas práticas dos cursos ofertados pelo Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais. Em Santa Cruz do Xingu foi construído ao lado do Sindicato Rural.

O presidente do Sindicato Rural, Otalécio Januário de Sá conta que ver a unidade pronta para ser utilizada é a realização e um sonho. “Tivemos várias dificuldades ao longo da obra, mas agora temos um local adequado para capacitar mão de obra que é um dos principais gargalos na nossa região.

Ângela Cleide do Nascimento, mobilizadora do Sindicato Rural, contou que mesmo antes da inauguração já foram realizados dois treinamentos. “Estamos muito animados com este espaço. A infraestrutura e o conforto contribuí para o aprendizado dos participantes”.

Antes os cursos que precisavam de cozinha para as aulas práticas eram realizados na casa da mobilizadora. “Não tínhamos local adequado, mas não deixávamos de fazer, improvisávamos e capacitávamos as pessoas”.

Ângela conta ainda que os treinamentos de promoção social são muito demandados. “Agora está aumentando a procura por cursos de capacitação de mão de obra para o setor de máquinas e implementos agrícolas”. A previsão para 2022 é realizar mais de 75 cursos. Pelo menos 10 a mais que a média dos últimos anos.

A solenidade de inauguração do Nac, em Santa Cruz do Xingu, reuniu lideranças do setor agropecuário de toda região.  Estiveram presentes os presidentes dos Sindicatos Rurais de Vila Rica, Anísio Vilela Junqueira Neto, conhecido como Netão e de São José do Xingu, Fernando Tulha.

Representantes regionais da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e do projeto Patrulhamento Rural juntamente com as integrantes do Movimento Agroligadas também foram aplaudir a inauguração do Nac de Santa Cruz.

A solenidade de inauguração do Nac, em Santa Cruz do Xingu, reuniu lideranças do setor agropecuário de toda região

Do Sistema Famato prestigiaram a inauguração, o vice-presidente da Famato e superintendente do Senar-MT, Chico da Pauliceia, o diretor administrativo e financeiro, Vilmondes Tomain e o assessor de relações institucionais do Senar-MT, Rogério Romanini. Representando a Acrimat, o vice-presidente e pecuarista Amarildo Merotti.