A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Região Sul tem cinco Normas Regulamentadoras no ranking dos dez cursos mais demandados

Post Image

Um balanço feito pela Regional de Rondonópolis do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) mostrou que entre os dez cursos mais demandados na região, cinco são de Normas Regulamentadoras (NRs). As capacitações são obrigatórias para exercer determinadas funções no campo e o Senar-MT oferta os treinamentos de forma gratuita.

As capacitações de NRs mais solicitadas em 2021 foram NR 31.8 – Segurança no trabalho – aplicação de agrotóxico, NR 35 – Trabalho em altura, NR 33 – Espaço confinado, NR 31.12 – Segurança no trabalho em máquinas e implementos agrícolas e NR 12 – Segurança no trabalho – máquinas e implementos.

Os cursos são realizados pela parceria entre Sindicatos Rurais e Senar-MT. Segundo o supervisor da Regional de Rondonópolis, José Eduardo Pio, o próximo ano segue a mesma tendência. "Para 2022, a maior demanda também é para cursos de NRs e entre os 10 mais demandados ainda incluem a formação de brigada de incêndio e a prevenção e controle do fogo na agricultura, que aumentam a segurança no campo na época da seca".

Além desses treinamentos, também há demandas para as áreas que são fontes de economia local, como soja, milho, algodão e pecuária de corte e leite. Nos municípios de Guiratinga, Tesouro, São José do Povo, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Alto Araguaia e Araguainha destacam-se a pecuária de corte e de leite, com enfoque para pequenos produtores rurais, assentados e trabalhadores da agricultura familiar.

Regionais – O Senar-MT conta com o apoio de dez Regionais, a fim de organizar a demanda e ser um elo entre a entre a sede localizada e os Sindicatos Rurais. Cada Regional possui um supervisor que é responsável por dar suporte aos municípios e conhecer as necessidades de cada região.

A Regional de Rondonópolis é composta pelos Sindicatos Rurais de: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta e Rondonópolis. Além dessas cidades, os Sindicatos estendem o atendimento a Araguainha, São Pedro da Cipa, Tesouro, São José do Povo.

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, as Regionais são primordiais para o acompanhamento das localidades. "As Regionais são um braço do Senar-MT que nos ajudam a acompanhar cada parte desse nosso estado grandioso e cheio de particularidades", afirma.