A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sindicato Rural de Tapurah e Senar-MT inauguram o 45º Núcleo Avançado de Capacitação

Post Image

O quadragésimo quinto (45º) Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) foi inaugurado em Tapurah. A estrutura é composta por duas salas de aula, uma cozinha industrial equipada para receber qualquer tipo de treinamento de transformação e industrialização de alimentos, banheiros e ar condicionado. Mais que isso, o Nac tem uma área externa adequada para receber máquinas e equipamentos para as aulas práticas dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais.

Para o presidente do Sindicato Rural de Tapurah, Dirceu Dezem, inaugurar um ambiente propício para a realização de cursos é a realização de um sonho. "E não é um desejo só meu, mas também dos presidentes que me antecederam. A inauguração da estrutura é uma marco para o nosso Sindicato, a partir de agora não teremos mais restrição por falta de espaço adequado".

Dezem conta ainda que há muito tempo os líderes do setor ansiavam por um local adequado e bem estruturado para realização dos treinamentos.  "Antes do Nac ficar pronto tínhamos que sair procurando espaço e parcerias para que pudéssemos concretizar nossos cursos. O Nac, além de ter uma infraestrutura adequada, também vai despertar o interesse dos produtores e trabalhadores rurais para se capacitarem".

Presidente do Sistema Famato, Normando Corral destaca que inaugurar mais um Nac é um sentimento pessoal de alegria. Ele conta que como produtor rural sabe da importância de ter um local adequado para a realização de cursos. "O papel do Senar-MT é absorver conhecimento e multiplicá-lo para os produtores rurais a fim de que possam utilizá-lo em seu trabalho no campo e também acompanhar o dinamismo do avanço tecnológico".

Assim como Dezem, Corral acredita que a inauguração do Nac em Tapurah seja um marco para o município. "Parabéns ao presidente Dirceu Dezem e aos outros que buscaram e lutaram juntos até que a obra ficasse pronta".

O superintendente do Senar-MT Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, acrescenta que o Senar-MT é um potencial para capacitar e qualificar pessoas para atuarem no setor agropecuário. "No momento estamos vivendo um apagão de mão de obra qualificada".

Chico da Pauliceia destaca ainda que os Sindicatos Rurais junto com os produtores rurais precisam usar o Senar-MT para capacitar e qualificar pessoas. "Uma pessoa qualificada tem condições de tirar o máximo destas máquinas e equipamentos cada vez mais modernos que estão chegando ao mercado".

O Nac é um ambiente preparado e propício, confortável e, com infraestrutura adequada para receber os participantes dos cursos ofertados pelo Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais. "Tapurah faz em média 55 treinamentos por ano. Para 2022 estão planejados cerca de 70 treinamentos. Com a inauguração do Nac temos certeza que o número de solicitação de cursos chegará a 100", anuncia Chico da Pauliceia. 

PRESTÍGIO – A solenidade de inauguração do Nac, em Tapurah contou com a presença do presidente do Sistema Famato, Normando Corral, os diretores financeiro e administrativo, Vilmondes Tomain e de relações institucionais, José Luiz Fideliz.

Também esteve presente o superintendente do Senar-MT, Chico da Pauliceia, o assessor de relações institucionais e presidente do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Rogério Romanini e o diretor de relações sindicais e presidente do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, Benedito Almeida.

A solenidade foi bastante prestigiada. Além das lideranças do setor agropecuário, o evento também contou com líderes de outros setores como do comércio e da indústria.