A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Parceria garante a implantação do Polo Tecnológico do Cavalo

Post Image

Nesta terça-feira (09.11) "nasceu" o polo tecnológico do Cavalo, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento. Este novo projeto será desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicatos Rurais em parceria com o Regimento de Polícia Montada de Mato Grosso, da Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública que trabalham em conjunto com a Empaer.

Neste momento, o verbo "esperar" está fora de cogitação para todas as instituições envolvidas neste projeto. A necessidade de mão de obra capacitada para atuar no setor agropecuário é um gargalo cada vez maior para o setor. Diante deste panorama já estão programados cinco cursos com as aulas práticas realizadas dentro do Polo Tecnológico do Cavalo. Confira a programação abaixo.

Para o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, popularmente conhecido como Chico da Pauliceia, a missão da instituição é qualificar e capacitar as pessoas. "Ficamos muito felizes de ver que as instituições percebem o poder que o Senar-MT tem de melhorar e transformar a vida das pessoas. Temos mais de 30 entidades que contribuem para construir e implantar os Polos Tecnológicos também chamados de Centro de Treinamentos (CTS)".

Chico acrescenta ainda que o Centro de Treinamento do Cavalo, contará ainda com o apoio do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento. Nestes dois últimos meses de 2021, por meio do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento serão realizados os treinamentos de aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador tratorizado, cercas elétricas, manejo e conservação do solo, operação de tratores, operação e regulagem de implementos agrícolas para preparo e correção do solo e manejo e recuperação de pastagens.

Comandante do Regimento de Polícia Montada de Mato Grosso, Tenente Coronel Rocha conta que a área destinada ao CT do Cavalo é de 40 hectares e ao todo são 60 animais. Ele falou sobre os planos para este espaço e sobre a capacitação de militares não só para "lidar" com os animais, mas também para aprenderem a operar máquinas e implementos agrícolas. "Queremos capacitar nosso efetivo e vimos no Senar-MT o parceiro ideal para contribuir nesta missão".

Chico da Pauliceia diz ainda que é uma satisfação muito grande contribuir com este projeto que está nascendo e acrescenta: "Estamos apoiando todos os bons projetos, mas primeiro temos que conhecer bem a ideia para saber se podemos contribuir. Nossa missão é capacitar o máximo de pessoas para atuarem no setor da agropecuária".

 

PROGRAMAÇÃO

NOVEMBRO

Quinta-feira (18) – Aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador tratorizado

Segunda-feira (22) – Cercas elétricas

Segunda-feira (29) – Manejo e conservação do solo

                                                                                                    

DEZEMBRO 

Segunda-feira (06) – Operação e regulagem de implementos agrícolas para preparo e correção do solo

Segunda-feira (13) – Manejo e recuperação de pastagens