A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Campo Aprendiz traz oportunidades a jovens do interior

Post Image

Gabriel Farias tem 18 anos e é morador de Nova Mutum. Ele é um dos jovens que está participando da qualificação Campo Aprendiz no município. Neste mês de outubro, foi concluído o módulo de mecanização e manutenção agrícola. O curso é uma forma de cumprir a Lei de Aprendizagem no campo e é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais.

"Estou tendo um aprendizado muito abrangente e estou bem instruído pelos instrutores e integrantes do grupo, uma oportunidade muito grande para quem quer ter visão de futuro e capacitação profissional", afirma o jovem.

De acordo com a instrutora credenciada ao Senar-MT, Sulaine Barbosa, o programa é uma oportunidade única para os jovens. "Eles adquirem conhecimento teórico e prático e também atuam profissionalmente dentro de uma propriedade agrícola, tornando-os profissionais qualificados e comprometidos para um agro cada vez mais forte", destaca.

Programa – O Campo Aprendiz tem como público alvo jovens na faixa etária de 18 a 24 anos de idade, que estejam matriculados, frequentando a escola e, que possuam contrato de trabalho especial de aprendizagem. Os critérios são importantes para garantir que os jovens possam cumprir efetivamente os três pilares do processo de aprendizagem: escola, trabalho e formação profissional.

Até o fim do ano, está prevista a conclusão de módulos nos municípios de Diamantino, Nova Mutum, Primavera do Leste e Tangará da Serra. Os participantes aprenderão desde relacionamento interpessoal até mecanização e operação de pulverizador autopropelido.