A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Programa de aprendizagem inicia nova turma pela parceria Senar-MT e Senai-MT

Post Image

Começou nesta quinta-feira (04.11) a 8ª turma de aprendizagem pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Industrial (Senai) de Mato Grosso. O curso é de Aprendizagem Técnica em Manutenção de Máquinas Pesadas no município de Sapezal, com 25 aprendizes do grupo Scheffer.

A qualificação tem duração de dois anos, com a conclusão prevista para outubro de 2023. O curso é o meio para atendimento à Lei da Aprendizagem (nº 10.097/2000) no âmbito rural e o Senar-MT é a instituição responsável por possibilitar a formação teórica/prática dos estudantes. A parceria com o Senai-MT se concretizou por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições.

O objetivo é ampliar mão de obra qualificada para o campo e melhorar a qualidade de vida dos jovens profissionais que atuam no setor. "Dentro do Programa de Aprendizagem do Nível Técnico já temos algumas turmas em andamento em Rondonópolis, Barra do Bugres, Alto Garças e várias previstas para outros municípios", destaca o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, popularmente chamado de Chico da Pauliceia.

A diretora regional do Senai Lélia Brun, acrescenta que este programa é uma grande oportunidade de inserir jovens no mercado de trabalho. "Além da qualificação, eles já saem com a experiência profissional. Muitos, na verdade, são contratados de forma efetiva pela empresa parceira. Isso é preparar para o futuro", afirmou.

Inscrições abertas – Duas outras turmas estão com inscrições abertas neste mês de novembro, também de Aprendizagem Técnica em Manutenção de Máquinas Pesadas. São disponibilizadas 50 vagas divididas entre os municípios de Tangará da Serra e Sapezal.

Os interessados pela turma de Tangará da Serra têm até a sexta-feira (05.11) para se inscreverem. Para a turma de Sapezal, as inscrições se encerram na próxima semana, dia 12 de novembro. Elas estão sendo realizadas no link a seguir: https://novidades.senaimt.ind.br/aprendizagem-tecnica-senar-senai. Após a inscrição, os candidatos passarão pela etapa de provas específicas, entrevistas e entrega de documentação. As aulas estão previstas para iniciarem em janeiro de 2022.

Para participar, os interessados devem ter nascido entre 27/11/99 e 24/01/2005, ter disponibilidade em período integral, estar matriculado no segundo ou terceiro ano do ensino médio ou ter concluído o ensino médio e ter disponibilidade para realização da etapa prática da formação nas unidades das empresas contratantes.