A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

ATeG inicia atendimento em Dom Aquino

Post Image

Começam nesta quinta-feira (28.10) os atendimentos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) no município de Dom Aquino. Inicialmente o programa atenderá 30 propriedades de bovinocultura de leite e 15 propriedades de bovinocultura de corte.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural local, Wildon Cardoso, a expectativa é que os produtores atendidos neste primeiro momento sirvam de modelo para os demais. "Apesar dessa quantidade de participantes não ser um número tão expressivo comparado ao número total de produtores rurais do município, a ideia é que eles sejam um modelo para que outros produtores também se interessem a ser atendidos pela ATeG".

Wildon explica que o encarecimento da pecuária de leite impactou negativamente na produção local. "Como o manejo se tornou mais caro, muitos produtores partiram para outras atividades. Queremos que o município se torne novamente bacia leiteira e de uma forma que os produtores tenham mais lucratividade, por meio do leque de informações que a ATeG traz".

Além dos grupos de produtores atendidos na área da pecuária, o Sindicato já está se organizando para demandar mais um atendimento, agora na cadeia produtiva da fruticultura. "Pretendemos solicitar até o fim do ano um grupo de fruticultura, atividade que também está se fortalecendo no município", destaca Cardoso.  

Serão disponibilizados dois técnicos de campo credenciados à ATeG para os atendimentos em Dom Aquino. O objetivo é auxiliar produtores rurais a melhorarem a rentabilidade das suas propriedades, por meio de encontros periódicos e gratuitos.

Inicialmente será realizado um diagnóstico em cada propriedade e posteriormente o planejamento estratégico, a adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados. Os produtores recebem acompanhamento personalizado, gratuito e individual periodicamente.

Nova fase – Na nova fase da ATeG, iniciada em 2021, o programa acompanha desde o início da produção até a comercialização do material. Alguns produtores já estão sendo capacitados ao participarem da Feira Natural do Campo que ocorre até dezembro em Cuiabá. Segundo o coordenador da ATeG, Armando Urenha, essa é uma oportunidade de colocarem os conhecimentos em prática. "Eles estão sendo orientados para ofertar ao consumidor produtos cada vez mais naturais".