A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Campo Aprendiz desperta olhar de jovem para necessidade de estudo

Post Image

Com cerca de 70% dos participantes com emprego garantido, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) entregou os certificados de formatura  aos 18 participantes da turma 2013/2014 do Programa Especial Campo Aprendiz. A solenidade ocorreu na noite desta terça-feira (27.05) no auditório Antonio Ernesto de Salvo, na sede da instituição de ensino rural.

 

O programa foi realizado pelo Senar-MT em parceria com os Grupos Vanguarda Agro e Bom Futuro, além do projeto Qualificação Ação Integrada do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e  Superintendência de Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT). “Mato Grosso sofre com a ausência de mão de obra qualificada. E o papel do Senar é capacitar essa mão de obra e inserir no mercado de trabalho do meio rural e as parcerias atendem nossa proposta”, afirmou a gerente de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Tatiane Perondi. Este ano a meta é realizar seis turmas do programa. 

 

O formando Rafael da Silva Reis, 19, é um dos que foram contratados pelo grupo Bom Futuro após passar pelo Campo Aprendiz em 2013. Ele mora no bairro Dr. Fabio, em Cuiabá, e trabalha atualmente como auxiliar de calheiro. “Agora vou ter um salário fixo com certeza vai melhorar a renda”, avalia. “O curso me trouxe experiência e a oportunidade de um emprego. Estou muito feliz, agora estou conversando com minha família para ver o que vou fazer, mas pretendo fazer o ENEM e uma faculdade”, planeja, revelando como o treinamento abriu novos horizontes e a necessidade de investir no estudo.

 

Dona Irene de Santana era só orgulho. Tirou várias fotos para guardar de lembrança com o filho Lucas Santana França, de 20 anos, outro recém-contratado pelo Grupo Bom Fututo. “Só tenho a agradecer pela oportunidade que deram ao meu filho. Agora ele está encaminhado na vida e vou sempre incentiva-lo a continuar os estudos. Pois só assim podemos mudar de vida”.

 

O diretor jurídico de Sustentabilidade Socioambiental do Grupo Bom Futuro, Leonardo Rossato, revelou que para a empresa o programa Campo Aprendiz deu mais certo do que esperava. “Todos os aprendizes que contratamos tem grande potencial de evolução”, afirma. A representante do Grupo Vanguarda Agro, Maria Pittner, afirmou que o programa é um grande incentivo para os jovens continuarem se qualificando e atende a demanda das empresas rurais. “Gostaríamos de continuar essa parceria que vem dando resultados positivos”.

 

De acordo com o superintendente interino da Regional de Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT), Eduardo Driemayr, a realização do programa garante melhoria de vida para os participantes e garante o futuro destes jovens. “Parcerias como estas feitas com o Senar e as empresas rurais são muito válidas, porque é uma forma de melhorar a condição das pessoas, para que elas nunca sejam reféns de situações degradantes”, avalia.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo de Arruda, o Campo Aprendiz e um dos mais positivos programas mantidos pelo Senar-MT. “O programa vem a calhar na fixação desse jovem no meio rural, gerando emprego e renda para ele, e consequentemente para sua família, e também por ser um curso muito almejado e muito demandado perante os sindicatos”.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).