A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mutirão Rural da Cidadania chega a Aldeia Pavuru

Post Image

A comunidade da Aldeia indígena Pavuru, do município de Feliz Natal (511 km de Cuiabá) recebe nesta segunda-feira e terça-feira (12 e 13) os serviços prestados pela equipe do Programa Mutirão Rural da Cidadania. “A aldeia servirá como um polo para atender diversos povos. Iremos realizar atendimentos em todo vale do Xingu até o dia 18 de maio”, contou o coordenador do programa pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), João Vargas.

 

De acordo com ele, a rodada de atendimentos aos povos indígenas do Mutirão Rural da Cidadania começou em janeiro o já percorreu 67 aldeias, totalizando 21.824 mil atendimentos. No mês de março, o Mutirão Rural da Cidadania visitou aldeias localizadas nos municípios de Canarana; Barra do Garças; General Carneiro e Paranatinga.

 

Neste mês os trabalhos foram retomados no dia 05 de maio em Querência (952 km da capital mato-grossense). A expectativa dos organizadores é que mais de 10 mil índios sejam beneficiados pelo programa este ano.

 

O programa é realizado pelo Senar-MT em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e outros parceiros como como  Sine-MT; Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT); Detran, Defesa Civil; Prefeituras Municipais; Defensoria Pública; Corregedoria e Cartórios.

 

Dentre os serviços disponibilizados gratuitamente para a população estão: emissão de Cédulas de Identidade, primeira e segunda via; emissão de Carteira de Trabalho; emissão de Carteiras de Pescador; Aferição de Pressão e teste de Glicemia e distribuição de cartilhas educativas referentes ao trânsito.

 

Além da população indígena o programa realiza atendimentos a comunidades rurais, quilombolas. Em Maio, o Mutirão será realizado ainda em Nova Lacerda (19), Conquista D’Oeste (20), Vila Bela da Santíssima Trindade (22), Porto Esperidião (23) e Pontes e Lacerda (24). 

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).