A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sindicato de Ipiranga do Norte registra aumento da demanda por qualificação

Post Image

Com menos de um ano de funcionamento, o Sindicato Rural de Ipiranga do Norte (428 km de Cuiabá) registra  aumentos constantes na procura por treinamentos ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

 

O presidente do Sindicato, Valcir Gheno, esteve na manhã desta terça-feira (06.05) na sede do Senar-MT e contou que a parceria com a instituição de ensino rural tem sido o “carro chefe” das ações do Sindicato no município. “Somos o caçulinha do Sistema Famato/Senar, a implantação do sindicato ocorreu em setembro do ano passado, e mesmo assim estamos conseguindo atender bem a sociedade de Ipiranga”, lembrou.

 

“Programamos no Plano Anual de Trabalho, o PAT, 26 treinamentos, mas a demanda por mão de obra qualificada está crescendo na região e vamos precisar de pelo menos outros oito cursos”, declarou o presidente do Sindicato. “Acredito que o grande número de funcionários das fazendas e a rotatividade destes profissionais incentivam o crescimento por qualificação”, enfatizou. “Outro fator é a defasagem da mão de obra qualificada no município”.

 

De acordo com o gerente sindical, Wilson Piva, os treinamentos do Senar vêm sendo ofertados pelo sindicato desde agosto de 2013, quando ainda estava em fase de implantação e sendo administrado por uma comissão provisória. “Realizamos no ano passado três treinamentos em parceria com a prefeitura”, recordou.

 

Segundo o presidente do Sindicato a base econômica do município é a agricultura e por isso mesmo os treinamentos mais demandados são ligados à cultura como NR 31.8 – Saúde e Segurança do trabalhador; Operação de máquinas e ainda Secagem de grãos e Operação de secadores.  “No próximo dia 19 terá início uma turma de secagem de grãos. Fiquei impressionado com o número de mulheres inscritas”, revelou o presidente.

 

Os principais parceiros do Sindicato para a realização dos treinamentos do Senar-MT são a prefeitura municipal, por meio do CRAS e Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Empaer, Grupos Boa Esperança,  El Tejar e Fazenda Vale do Verde. “Já estão agendadas para próxima semana visitas a duas fazendas para novas parcerias”, antecipou o presidente.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).