A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Presidentes de sindicatos trocam experiências durante encontro no Senar-MT

Post Image

Na manhã dessa quarta-feira (16.04) os presidentes dos sindicatos rurais de Nova Bandeirantes, Andelino Rossi, de Carlinda, Nelson Obuti, de Nova Monte Verde, Nério Humberto, e de Brasnorte, Aldo Telles Júnior se encontraram na sala preparada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT)  especialmente para receber os presidentes de sindicatos em visita à instituição.

 

Durante o encontro, os presidentes puderam trocar experiências sobre o dia a dia dos sindicatos e em relação à parceria com o Senar-MT para levar conhecimento ao homem do campo. "Lá em Nova Monte Verde esta parceria tem dado muito certo. Atendemos muitos pequenos produtores, já que a cadeia da pecuária é forte na região", contou o presidente, Nério Humberto. "Treinamentos de inseminação artificial, manutenção de tratores e doma são os mais demandados", completou.

 

O presidente de Nova Bandeirantes informou que a situação no seu município é bem parecida com a de Nova Monte Verde. "Em Bandeirantes também temos a pecuária como principal atividade econômica e ainda alguma coisa de madeira. Agora os produtores começaram a diversificar um pouco a produção na região. Já temos um pouco de cultivo de café e de arroz", lembrou Andelino Rossi. "Porém os cursos mais solicitados continuam sendo o de inseminação, aproveitamento de madeira, doma e rédeas".

 

Aldo Telles Júnior, presidente do sindicato rural de Brasnorte, destacou que o sindicato é novo, está na terceira gestão, e demonstrou interesse em ampliar a realização de treinamentos na região. "A parceria com o Senar tem muito oferecer aos produtores da região e todos precisam de mão de obra qualificada para melhorar a produção na sua fazenda", analisou.

 

Os presidentes ainda puderam tirar dúvidas em relação ao Manual de patrocínio das Feiras Agropecuárias, recebido durante a Parceria Sindical, realizada entre os dias 14 e 15 de abril para os presidentes dos sindicatos rurais. "O manual ficou muito bom. Agora está muito mais didático, facilitando a nossa vida para comprovar todas as contrapartidas. Este ano vamos conseguir 100% do patrocínio", comemorou o presidente de Nova Bandeirantes, Andelino Rossi. 

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).