A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Parecis SuperAgro movimenta Campo Novo nos próximos três dias

Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT)  participa até a próxima  quarta-feira (16.04) da 7ª Parecis SuperAgro, com um estande, onde além do curso de Tecnologia de Precisão, também está sendo apresentado todo o portfólio da instituição com mais de 160 treinamentos e 17 programas especiais. A feira realizada em Campo Novo do Parecis, a 385 km quilômetros de Cuiabá, foi aberta na manhã desta segunda-feira (14.04) com a presença de mais de 300 pessoas.

 

De acordo com o presidente do Sistema Famato/ Senar, Rui Prado, a região é um polo técnico de diversificação de culturas. "Esta feira é um evento onde os produtores têm a oportunidade de conhecer novos equipamentos, novas tecnologias e agregar conhecimento. Isso sem falar na oportunidade de se encontrar e trocar experiências".

 

O presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Alex Utida, acrescenta que a feira cresce a cada ano e que o objetivo é se tornar referência no calendário nacional. Ele destaca ainda que a região também é referência na diversificação da cultura na segunda safra. "Este ano aumentamos o número de expositores e conseguimos patrocínios mais robustos", comemora.

 

No estande do Senar-MT, instalado bem no centro da Parecis SuperAgro  onde está sendo ministrado o curso de tecnologia de precisão. O instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Carlos Danielli, explica que neste treinamento os participantes aprendem a usar 100% da tecnologia embarcada na máquina. "O objetivo é fazer a tecnologia gerar benefícios". Este tem sido um dos treinamentos mais demandados ao Senar-MT pelo Sindicato Rural para atender a  região de Campo Novo do Parecis. O pré-requisito para fazer este treinamento oferecido gratuitamente pelo Senar-MT é ter 18 anos, ser alfabetizado e ser operador de máquinas.

 

Um dos participantes, Jovino Pastuch, enfatiza que na região, assim como no resto do Brasil, falta mão de obra qualificada. "Mas quando o profissional apresenta o currículo e vemos que ele já passou por algum treinamento do Senar-MT fica mais fácil para nós porque sabemos que ele é qualificado".

 

Campo Novo do Parecis – Município localizado na região Médio Norte do Estado, próximo a Sapezal, Tangará da Serra, Diamantino, Nova Maringá, Nova Marilândia e Brasnorte, Campo Novo se destaca como o maior produtor de milho pipoca do Brasil. É o quinto município do Estado com maior Produto Interno Bruto (PIB R$ 511, 020 milhões) e o 13º no ranking nacional.  A cidade destaca-se também como o maior produtor nacional de girassol, com 36.200 hectares de área plantada, a estimativa é que 60% da produção nacional e 85% da produção mato-grossense se concentre na região de Campo Novo do Parecis.

 

Campo Novo do Parecis produz ainda algodão em duas safras, cana-de-açúcar, sorgo, arroz, painço, milheto, crotalária e pastagens, abriga um rebanho de 60 mil cabeças de gado. Também gera renda com agroindústrias e turismo rural.

 

Os produtores do município investem também nas culturas tradicionais de soja e milho. A produção de oleaginosa 2012/13 foi superior a 1,1 mil toneladas, cultivados em 355 mil hectares. Já o milho safrinha deve chegar em 840 mil toneladas, provenientes de 140 mil hectares.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).