A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT comemora 21 anos com crescimento e evolução em todas as áreas

Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) completa 21 anos nesta segunda-feira (07.04) e comemora a maioridade com um crescimento de 76% na equipe de profissionais e a formatação de dezenas de novos cursos e treinamentos. Nesses 21 anos, o Senar-MT já realizou 38.256 eventos educacionais que atenderam 685.819 pessoas.

 

Em 2014, a instituição rural oferta gratuitamente mais de 160 treinamentos e 15 programas especiais que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população em geral. "Nestes 21 anos o Senar-MT  fez a diferença levando conhecimento e informação ao trabalhador rural e formando mão de obra de qualidade", ressalta o presidente do sindicato rural de Confresa, Ubirajara Meirelles Capuzzo.

 

Em 1993, em seu primeiro ano de vida, o Senar-MT  realizou 31 eventos educacionais, capacitando 413 pessoas em nove municípios mato-grossenses. E a cada ano o número de treinamentos aumentou e as atividades e eventos também foram se diversificando para atender melhor um número maior de pessoas.

 

Somente no ano de 2013, na área de Formação Profissional Rural (FPR) que agrega os  cursos e treinamentos de qualificação para as cadeias produtivas do agronegócio foram realizados 2.658 eventos onde foram atendidas 35.760 pessoas. Já na Promoção Social que é a área dos cursos e treinamentos para o setor de artesanato, saúde, alimentação e nutrição foram realizados 907 treinamentos e atendidas 12.177 pessoas e nos 15 programas especiais, o número de atendimentos superou os 42 mil.


Qualificação deu um novo rumo para a vida do homem do campo

O que não faltam são histórias de sucesso para ilustrar estes 21 anos. Daniel Gomes da Silva, morador de Tabaporã trabalhava em serviços pesados. Orientado pela equipe do Sindicato Rural do município fez o treinamento de classificação de grãos. Qualificado, pleiteou uma vaga em um secador de grãos que foi instalado recentemente na região e conseguiu a vaga. Na vida de Daniel não só as condições de trabalho melhoraram, mas também a renda que, consequentemente mudou para melhor a sua qualidade de vida.

 

Outra história emocionante que o Senar-MT ajudou a construir foi a do casal José Aparecido da Silva e Doracy Marques da Silva e Silva. Eles conseguiram custear o curso de segurança do trabalho do filho Kennedy Marques da Silva e Silva depois de aprender a fazer doces no treinamento de Produção de Conservas Vegetais, Compotas, Frutas Cristalizadas e Licores oferecido pelo Sindicato Rural de Pontes e Lacerda em parceria com o Senar-MT. A partir de então começaram a produzir e a vender a bala de banana.  Isso aumentou em 30% a renda familiar. Hoje o filho está formado e o casal mudou o rumo da vida mais uma vez.

 

Assim como José, João Batista e Marli do Nascimento também passaram de empregados para patrões. Depois de fazer os treinamentos de Transformação Caseira de Produtos de Origem Animal em Embutidos e Defumados de Carne Suína João montou sua própria casa de carne. "O empreendimento é um sucesso e eu já fiz vários outros cursos para diversificar a oferta de produtos em minha empresa".


Equipe sempre em busca de inovações para o homem do campo

Para o presidente do Sindicato Rural de Campinápolis, Joaquim José de Almeida, estas histórias de sucesso são o resultado do empenho da equipe de profissionais do Senar-MT que está sempre em busca de inovações para contribuir com o desenvolvimento da agropecuária em todo o Estado. "Para a nossa região a ajuda chega para melhorar a qualidade do leite".

 

O presidente do Sindicato Rural de Rosário Oeste Euclides Maciel acrescenta que nos últimos cinco foram oferecidos cerca de 400 treinamentos pelo sindicato em parceria com o Senar-MT.  "Com isso transformamos a vida não só de uma ou duas pessoas, mas de toda a população rural e urbana de Rosário Oeste. Qualificamos um grupo de mulheres que se tornaram artesãs e, atualmente, complementam a renda familiar vendendo as peças que produzem  durante a semana na Feira de Artesanato Feito a Mão que acontece todo domingo à noite na praça da igreja".

 

E assim o Senar-MT foi construindo sua história junto com o desenvolvimento e a evolução de Mato Grosso que nos últimos 21 anos conquistou vários recordes de produção. Para o Senar-MT, a maioridade veio acompanhada da responsabilidade de solucionar um dos principais gargalos do setor do agronegócio que é falta da mão de obra qualificada.

 

Conquistas só foram possíveis por causa das parcerias

O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado destaca que todas as conquistas e a superação das metas só foram possíveis, ao longo destes 21 anos, em função das parcerias estabelecidas. "Os nossos principais parceiros são os 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso". Mas não é só isso, também desenvolvemos programas e projetos em parceria com prefeituras, empresas públicas e privadas e diversas outras entidades e instituições.


Para Glauber Silveira que é membro do Conselho Administrativo do Senar-MT,  a instituição fez um trabalho tão importante que foi um divisor de águas para a agropecuária de Mato Grosso. "Treinou pessoas e transformou vidas". Ele acrescenta ainda que o Senar-MT se adequou às novas tecnologias qualificando seus instrutores, ampliando e melhorando seus cursos. "Toda a equipe se empenha num esforço incansável para responder rapidamente às demandas do campo".

 

Nestes 21 anos a família Senar-MT viveu e construiu muitas coisas junto com o homem do campo. O superintendente da instituição Tiago Mattosinho ressalta que a maioridade para o Senar-MT significa ainda mais responsabilidade e a oferta de cursos, treinamentos e atendimento ao trabalhador rural ainda com mais qualidade. "Começamos uma nova etapa e temos muitos desafios. Toda a equipe está empenhada e dedicada para superá-los e contribuir para qualificar a mão de obra necessária para atender a demanda crescente em todas as cadeias produtivas do Estado".


Histórias de Sucesso – ao longo desta semana em que o Senar-MT completa 21 anos vamos contar várias histórias de sucesso e depoimentos de pessoas que transformaram sua vida a partir dos treinamentos do Senar-MT. Acompanhe também os posts que serão feitos na Fan Page (www.facebook.com/SenarMT).

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt).