A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Treinamentos de NR 10 e NR 33 ocorrem em São José do Rio Claro

Post Image

O Sindicato Rural de São José do Rio Claro foi o primeiro a realizar turmas dos novos treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) de NR 10 (Básico) – Segurança em instalações e serviços de eletricidade e NR 33 – Espaço confinado.

 

A turma de NR 33 ocorreu nos dias 14 e 15 de março e turma a de NR 10, de 17 a 21 de março, ambas realizadas pelo Sindicato Rural em parceria com a Destilaria de Álcool Libra. "Nossos colaboradores participaram dessas duas turmas, mas ainda estamos contando com mais vagas para o futuro para treinar ainda mais pessoas", afirma Eli Salgado, gerente de Recursos Humanos da Libra.

 

O principal objetivo do treinamento de NR 10 é fazer com que os participantes conheçam as medidas de segurança em condições básicas de saúde e segurança no trabalho em serviços de eletricidade conforme a normativa. É necessário que o participante já possua curso específico da área elétrica. Conforme a equipe de Pedagogia do Senar-MT, a exigência do Diploma ou Certificado é da norma regulamentadora, que trata do assunto no item 10.8.1.

 

Já no treinamento NR 33, os participantes conhecerão os requisitos mínimos e as medidas de proteção para realizar o trabalho em um espaço confinado.

 

A instrutora credenciada ao Senar-MT, Valéria Eller, participou da elaboração do plano instrucional dos dois treinamentos. Em sua opinião, todos os treinamentos de Segurança no Trabalho têm a função de alertar os trabalhadores sobre os perigos e riscos das suas profissões para que possam utilizar Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e trabalhar em um ambiente seguro para evitar acidentes. "É importante que os trabalhadores conheçam estes EPIs para preservarem sua saúde, atuando com segurança e evitando acidentes de trabalho", diz.

 

Nos espaços confinados como secadores e silos, por exemplo, a instrutora cita que há muitos gases no ambiente que podem asfixiar o trabalhador. "Além disso, é necessário que a entrada do trabalhador nestes ambientes seja liberada por um supervisor", comenta.

 

A próxima turma de NR 10 (básico) – Segurança em instalações e serviços de eletricidade está prevista para ocorrer em Barra do Bugres, por meio de parceria entre o Sindicato Rural e a Usina Barralcool, entre os dias 5 e 9 de maio.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).