A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Programa atende Xavantes de Barra do Garças nessa sexta e sábado

Post Image

O programa Mutirão Rural da Cidadania chega nessa sexta-feira (21/03) à aldeia indígena São Marcos, no município de Barra do Garças (500 km de Cuiabá), onde permanece até o dia 25, realizando atendimento ao povo Xavante. O mutirão é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).

 

“No mês de março atenderemos exclusivamente a população indígena. A primeira aldeia beneficiada foi a Pimentel Barbosa, da etnia Xavante, em Canarana, nos dias 18e 19 de março”, conta o responsável pelo programa João Vargas.

 

No dia 26 de março o Mutirão será realizado no município de General Carneiro com a finalidade de oferecer os serviços desenvolvidos pelo programa ao povo Bororo da Aldeia indígena Merure.  Nos dias 28 e 29 de março a equipe estará em Paranatinga e os beneficiados serão os xavantes da aldeia Marechal Rondon.

 

Por meio do programa, os parceiros oferecem gratuitamente diversas ações e serviços durante evento realizado em comunidades rurais, indígenas, quilombolas e ribeirinhas de Mato Grosso, que dificilmente têm acesso a serviços como confecções de documentos (RG e CPF), registro de Boletim de Ocorrência, programa Rede Cidadã, atividades de esporte e lazer, entre outras.

 

No ano passado foram realizados 112 mutirões, beneficiando 30.974 pessoas com 322.514 atendimentos. Além dos sindicatos, prefeituras e a Setas são parceiros do Senar-MT a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Técnica (Politec), o Sistema Nacional de Empregos (Sine),  e vice-governadoria, através da Superintendência de Assuntos indígenas.

 

Confira a programação:

21 a 25 – Barra do Garças

26  – General Carneiro

28 e 29 – Paranatinga

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).