A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mutirão Rural da Cidadania começa nesta terça em Canarana

Post Image

Começa nesta terça-feira (18), em Canarana (827 km de Cuiabá), o Programa Mutirão Rural da Cidadania. O primeiro dia de evento, este ano, acontece em aldeias indígenas das etnias Xavante e Bororo. De acordo com coordenador do programa João Vargas, neste mês será atendida a população indígena. "Em Canarana atenderemos a população da Aldeia indígena Pimentel Barbosa, da etnia Xavante na comunidade Matinha e depois seguiremos para Barra do Garças, onde permaneceremos de 21 a 25 de março para atender o povo Xavante da Aldeia São Marcos", conta Vargas.

 

No dia 26 de março o Mutirão será realizado no município de General Carneiro com a finalidade de oferecer os serviços desenvolvidos pelo programa ao povo Bororo da Aldeia indígena Merure.  Nos dias 28 e 29 de março a equipe estará em Paranatinga e os beneficiados serão os xavantes da aldeia Marechal Rondon.

 

O programa Mutirão Rural da Cidadania é desenvolvido pelo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Sindicatos Rurais e prefeituras.

 

Por meio do programa, os parceiros oferecem gratuitamente diversas ações e serviços durante evento realizado em comunidades rurais, indígenas, quilombolas e ribeirinhas de Mato Grosso, que dificilmente têm acesso a serviços como confecções de documentos (RG e CPF), registro de Boletim de Ocorrência, programa Rede Cidadã, atividades de esporte e lazer, entre outras.

 

"Também atendemos a população urbana, mas temos como prioridade o homem do campo. Temos a meta de que 80% dos atendimentos ocorram em comunidades da zona rural, onde acreditamos que o acesso aos serviços é mais difícil", destacou Vargas.

 

No ano passado foram realizados 112 mutirões, beneficiando 30.974 pessoas com 322.514 atendimentos. Além dos sindicatos, prefeituras e a Setas são parceiros do SENAR a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Técnica (Politec), o Sistema Nacional de Empregos (Sine),  e vice-governadoria, através da Superintendência de Assuntos indígenas.

 

Confira a programação do evento durante o mês de março:

18 e 19 – Canarana

21 a 25 – Barra do Garças

26  – General Carneiro

28 e 29 – Paranatinga