A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sindicato Rural de Nova Mutum comemora os bons resultados

Post Image

O Sindicato Rural de Nova Mutum (262 km de Cuiabá) comemora os resultados de 2013. Foram realizados 80 treinamentos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) empresas rurais e prefeitura. Um aumento de 71% em relação a 2012, quando foram registrados 47 treinamentos. "A parceria entre Sindicato, Senar e produtores rurais em Nova Mutum tem sido muito boa", avalia o presidente do sindicato, Luiz Carlos Gonçalves.

 

"O Senar-MT traz cursos fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio na nossa região, que tem apresentado crescimento vertiginoso nos últimos anos. E os produtores rurais estão percebendo que a qualificação da mão de obra é o caminho", comenta Gonçalves. "Em 2014 essa parceria deve ser  ampliada".

 

De acordo com o mobilizador do sindicato, Jorge Rai Cossetin, um dos principais parceiros na realização de treinamentos no município é o Grupo Vanguarda. "Com destaque para Fazenda Ribeiro do Céu, que sozinha formou 14 turmas, qualificando mais de 200 colaboradores no ano passado".

 

Os colaboradores da empresa rural foram capacitados nos treinamentos de NR 31.8 – Capacitação para trabalhador com agrotóxico, Manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos, Operação e regulagem de implementos agrícolas para preparo e correção do solo, Manejo e conservação do solo, Manutenção de tratores agrícolas, Armazenamento de grãos, Secagem de grãos e operação de secadores e Manutenção de tratores agrícolas.

 

O técnico de Segurança do grupo Vanguarda Agro, Natanael Nogueira, acredita que os esforços da empresa para capacitar um grande número de colaborados é recompensando.  "Esta qualificação resulta em melhoria tanto na qualidade do trabalho, quanto na produção, pois uma das característica da Vanguarda é  absorver mão de obra ainda bruta, dificultando o trabalho em campo devido a falta de mão de obra qualificada, mas sempre prezamos em lapidá-los e atingir o resultado, inclusive o que estamos alcançando hoje", revela.

 

A Secretaria de Ação Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que realizou 13 turmas e a Escola Agrícola Ranchão, solicitante de 11 cursos, completam a lista dos três maiores parceiros do Sindicato em 2013. "Foi muito gratificante trabalhar com esses parceiros em 2013 e que 2014 os trabalhos continuem neste mesmo ritmo", sugere Cossetin.

 

O sentimento de satisfação é compartilhado pelo supervisor do Senar-MT na Regional Sorriso,  Dorvalino Karlinski. "Quando o trabalho é realizado com seriedade e foco na qualidade da prestação dos serviços, o resultado não poderia ser diferente", avaliou. "A instituição cumpre sua missão que é  levar conhecimento ao homem do campo. Esse trabalho só é possível graças ao empenho de mobilizadores, instrutores, o pessoal da programação, os gestores e também da supervisão. Estou muito feliz pelo reconhecimento e a sensação do dever cumprido", completou.

 

A entidade oferece 153 cursos que atendem as 14 principais cadeias produtivas do Estado. Todos gratuitos para o participante.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).