A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Pronatec do SENAR oferta 62,4 mil vagas em 2014

Post Image

Em um universo de 60 cursos que vai de Açaicultor a Pedreiro de Alvenaria, o Pronatec do SENAR atende jovens e adultos do meio rural em todo o país, desde 2012. Este ano, o programa vai ofertar mais de 62 mil vagas, sendo 34,3 mil apenas no primeiro semestre. Até fevereiro, 3,7 mil alunos foram beneficiados pelo Pronatec do SENAR. A procura maior pelo programa vem da região Norte, concentrada principalmente no estado do Tocantins, com demanda de 22.975 mil vagas para 2014.

 

O Pronatec do SENAR está presente em 25 estados e, devido à capilaridade da entidade que tem instrutores e mobilizadores em todas as regiões do País, o Pronatec chega a 1.012 municípios, por meio da parceria com ministérios e secretarias de educação. Atualmente, os Ministérios da Pesca, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e as Secretarias de Educação (Seduc’s) são os principais demandantes do SENAR, somando juntos um volume de 30,8 mil vagas para 2014.

 

“Para o SENAR o Pronatec é uma oportunidade de ofertar cursos com carga horária maior e conteúdo de empreendedorismo focado no mercado de trabalho. Além disso, conseguimos nos aproximar do Ministério da Educação e isso trouxe visibilidade para o SENAR. Agora os grandes centros urbanos sabem da importância da entidade para a capacitação e qualificação do homem do campo”, avalia a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Andréa Barbosa.

 

Ela explica que o Pronatec do SENAR oferece ao jovem do campo uma formação mais completa, não só pelo lado profissional, mas também pelo pessoal. “De um lado, os estudantes têm a oportunidade de receber uma metodologia diferenciada, ministrada por instrutores preparados pelo SENAR para trabalhar com jovens. Por outro, o Empreender no Campo, módulo com conteúdo sobre empreendorismo, ensina mais do que conteúdo técnico, dá ao jovem a chance de empreender para a vida, ajudando-o a refletir sobre seu papel na sociedade e sobre a necessidade de estudar e mudar de vida”,  ressalta Andréa. 

 

Com apenas dois anos, o Pronatec do SENAR já formou estudantes em diversas cadeias produtivas. Alguns foram contratados por grandes empresas, outros aperfeiçoaram as atividades desenvolvidas na propriedade da família ou ainda, abriram o próprio negócio, como Marcos Vinicius da Silva Ramos, que abriu uma cooperativa de laticínios em parceria com amigos, depois de participar do curso de Produtor de Derivados do Leite no município de São José do Tapera, localizado na região do semiárido alagoano.

 

“Pelo próprio espírito de mudança e inovação, vimos a necessidade de ajudar de alguma forma nossos agricultores a se organizarem e gerarem mais lucro agregando valor a sua produção, não somente na produção de leite, mas também nas outras atividades agrícolas exercidas na propriedade, obtendo uma melhor qualidade de vida e de renda”, contou o jovem.

 

Para atender jovens como Marcos Vinicius e outros produtores que vivem na região do semiárido e enfrentam a seca todos os anos, o SENAR tem uma novidade no Pronatec. O curso Produtor Agropecuário, originalmente com 250 horas/aula, vai ser ofertado com carga horária estendida nos estados do semiárido, totalizando 348.  A iniciativa faz parte do programa Sertão Empreendedor, do Sistema CNA/SENAR, que visa ajudar os produtores a enfrentarem a seca na região.

 

“Essas 98 horas adicionais servirão para tratar mais profundamente de dois temas importantes para o produtor rural do semiárido que são: reserva estratégica de água e reserva estratégica de alimentação animal. Além dos estados da região, outros que tiverem projetos de enfretamento da seca também poderão ofertar o curso, como é o caso do Tocantins, desde que as vagas estejam pactuadas com um demandante”, explicou o coordenador do programa Sertão Empreendedor, Joaci Franklin de Medeiros.

 

Para conhecer os cursos do Pronatec do SENAR, visite a página do programa no endereço: http://www.senar.org.br/programa/pronatec-do-senar e assista ao vídeo nacional produzido pela entidade: http://www.senar.org.br/noticias/videos/o-brasil-que-aprende-e-realiza-com-o-pronatec-do-senar .