A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Parceria entre Sindicato e Senar-MT ajuda a ampliar mão de obra qualificada

Post Image

Assim como na maioria dos municípios mato-grossenses, um dos grandes entraves à produção também é a falta de mão de obra qualificada. O presidente do Sindicato Rural de Sapezal, Cláudio José Scariote, acredita que este é um problema que atinge todo Mato Grosso.  Scariote ressalta que a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é uma das formas de ampliar a mão de obra qualificada na região.

 

O presidente conta que uma das ações para divulgar os treinamentos do Senar-MT na região é realizada durante a Feira Agropecuária, que em 2014 ocorre de 5 a 8 de maio. "Em 2013 foram realizadas duas oficinas de manutenção de tratores e duas de NR 31.8, com um público de 40 pessoas atendidas. Este ano, ofereceremos as mesmas oficinas", conta.

 

Com 83% da área de 401.782 hectares plantada com soja colhida na safra 13/14 até a semana passada (dados do Imea), Sapezal é um dos municípios que se destacam na produção de soja em Mato Grosso.  A vocação agrícola do município influencia também nos treinamentos mais solicitados pelo Sindicato Rural junto ao Senar-MT.

 

Segundo o presidente do Sindicato Rural, no ano passado, de um total de 56 turmas, o treinamento mais solicitado foi o de "Segurança no Trabalho – NR 31.8 Aplicação de Agrotóxicos", seguido pelos treinamentos na área de "Operação de Máquinas". "Para este ano, está prevista a realização de 60 turmas no município", informa.

 

No entanto, Scariote lembra que a pecuária tem se desenvolvido em Sapezal, principalmente em áreas com terreno arenoso. "Hoje temos 60 mil cabeças de gado e esta cadeia produtiva vai crescer bastante em nosso município, até mesmo para ajudar a controlar a incidência de nematóides que provocam cisto e galha nas plantas de soja", afirma.

 

Neste ano, a Helicoverpa Armigera não foi a principal preocupação dos sojicultores do município. "Tivemos problemas com a lagarta falsa medideira", diz o presidente.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).