A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Treinamentos de bovinocultura são os mais pedidos em Torixoréu

Post Image

Mesmo com a chegada da lavoura ao cenário do município de Torixoréu, ocupando 10.607 hectares de soja e 3.712 de milho (dados do Imea), o presidente do Sindicato Rural, Alzeu Alvez Mendonça, informa que os treinamentos mais solicitados ainda são da cadeia produtiva da bovinocultura. Tradicional no município, a pecuária ocupa 141.259 ha de pastagens (ACRIMAT/Sinóptica 2008) com 130.914 cabeças de gado (dados do Indea). "Inseminação artificial e manutenção de pastagens são os treinamentos mais solicitados", afirma Mendonça.

 

Na segunda-feira (10) o presidente recebeu a visita de uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para tratar sobre as necessidades de qualificação no município.

 

O presidente destaca que há alguns anos era mais difícil formar turmas, mas atualmente a mobilizadora do Sindicato Rural é procurada para fornecer informações sobre vagas com frequência.

 

A procura cresceu inclusive entre universitários, o que mostra o bom trabalho de divulgação dos treinamentos feito pelo Sindicato Rural. "Escrevemos os cursos em cartazes e fixamos em locais onde os trabalhadores de fazendas da região frequentam", informa Mendonça.

 

Durante toda esta semana, os Sindicatos Rurais dos municípios de Barra do Garças, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Campinápolis, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Planalto da Serra e Nova Brasilândia também fazem parte do roteiro da equipe técnica formada pelo superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, o assessor Benedito Almeida, a gerente de comunicação e marketing, Anacreta Vitorasso e o supervisor Rafael Fabri.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).