A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Cursos sobre segurança no trabalho representam dividendos à propriedade

Post Image

Vinte profissionais que atuam no campo foram capacitados em mais um treinamento promovido pela parceria Sindicato Rural de Tangará da Serra e Sernar-MT, com apoio da Aprosoja. Ministrado pelo instrutor Ademir de Souza Porto, o curso versou sobre Segurança no Trabalho – Norma Regulamentadora (NR) 31.8, direcionado exclusivamente para trabalhadores que atuam com manuseio e aplicação de agrotóxicos.

 

As vantagens da capacitação de profissionais que atuam no campo não se restringem à qualificação pessoal. Uma propriedade rural que conta com profissionais qualificados para uso de agrotóxicos contribui para a saúde do próprio trabalhador, evita danos ambientais e se enquadra nas exigências da legislação trabalhista, evitando demandas futuras. “O produtor necessida que seus colaboradores sejam capacitados para garantir segurança e saúde no trabalho com defensivos”, considera o instrutor do curso.

 

Ademir Porto observa também que, além do aspecto técnico relacionado ao uso seguro dos agrotóxicos e à questão trabalhista, as instruções sobre a norma regulamentadora se revestem de maior importância quando é lavado em conta o aspecto educativo. “Respeito ao meio-ambiente, a saúde do trabalhador no futuro e a informação fazem parte do contexto. Há uma série de vantagens”, afirma.

 

CONTEÚDO – As instruções abordam desde o manuseio dos produtos à aplicação, a correta destinação de embalagens vazias, medidas de prevenção de acidentes, uso de equipamento de proteção individual (EPI), e todas as atividades relacionadas aos tratos culturais nas lavouras.

 

Os treinamentos sobre a NR 31.8 estão entre os mais demandos do Senar-MT. Em 2013 foram realizados 200 treinamentos, com qualificação de 4 mil trabalhadores sobre a norma regulamentadora.

 

NR 31.12 – Na próxima segunda-feira (17.03) inicia o curso sobre Segurança no Trabalho NR 31.12. A norma regulamentadora dispõe sobre segurança no trabalho com máquinas e implementos agrícolas.

 

De acordo com o Sindicato Rural de Tangará da Serra, o curso tem apoio da Assovale e já tem todas as vagas preenchidas.  As instruções ocorrerão de segunda a quarta-feira, em horário comercial.