A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sindicatos Rurais do Araguaia recebem equipe do Senar-MT

Post Image

A região do Araguaia recebe nesta semana a visita da equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O objetivo é conhecer melhor as necessidades de qualificação de cada município. O primeiro a receber a visita foi Torixoreu.  A equipe é formada pelo superintendente Tiago Mattosinho, pelo assessor Benedito Almeida, a gerente de comunicação Anacreta Vitorasso e o supervisor Rafael Fabri.

 

O presidente do Sindicato Rural de Torixoréu, Alzeu Alvez Mendonça,  recebeu a equipe, nesta segunda (10) para uma reunião de trabalho. Neste mesmo dia à tarde, Mendonça se juntou à equipe e seguiram viagem para Barra do Garças, onde foram recebidos pelo presidente do Sindicato Rural, Eduardo Baroni.

 

A notícia de que Barra do Garças será um dos municípios que receberá um Centro de Treinamento do Senar-MT foi recebida com empolgação por Baroni, que acredita que a obra dará ainda mais destaque ao trabalho do Sindicato junto ao Senar, levando mais qualificação aos trabalhadores do campo.

 

O presidente ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pelo sindicato junto aos assentamentos, orientando os pequenos produtores desde a qualificação por meio de treinamentos do Senar em gestão e desenvolvimento de várias culturas produtivas, até a obtenção de crédito junto ao banco e a conquista do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). “Os assentados que já possuem qualificação, crédito e o selo do SIM em seus produtos podem então vendê-los para a merenda escolar. Com isso, o pequeno produtor pode viver do seu produto”, ressalta Baroni.

 

O superintendente do Senar-MT afirma que a região de Barra do Garças tem uma agricultura familiar expressiva e que a qualificação desses produtores também é prioritária para a instituição. “É o agronegócio de Mato Grosso, a soja, o boi, o algodão, contribuindo com sua arrecadação para que possamos formar os pequenos produtores”, diz Mattosinho.

 

Segundo ele, o Centro de Treinamento, aprovado pelo Conselho do Senar-MT a pedido do presidente de Barra do Garças, vai trazer ainda mais qualificação para o município. “Assim poderemos melhorar a qualidade dos treinamentos, aumentar o número de pessoas qualificadas na região, gerando  resultados positivos para a renda dos trabalhadores e aumentando a produtividade do produtor rural.”

 

Durante a semana, estão sendo visitados ainda os sindicatos de Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Campinápolis, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Planalto da Serra e Nova Brasilândia.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).