A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Presidente do sindicato comemora trabalho em ritmo acelerado

Post Image

O Sindicato Rural de São José do Rio Claro (a 250 km de Cuiabá) está trabalhando em ritmo acelerado neste início de 2014. Com uma média de oito treinamentos ofertados por semana em parceria com Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o presidente do sindicato, Aparecido Rodrigues, comemora os resultados positivos.

 

“Os treinamentos mais procurados são o de classificação de grãos, os da área de Soja e Cana, o de Relacionamento interpessoal e o de panificação caseira”, cita o presidente. Segundo Aparecido além da mobilização das turmas esse aumento na procura pelos treinamentos tem se apresentado de forma espontânea. “Muitos produtores já se acostumaram a ir – direto – no sindicato pedir o curso, o que é muito bom, pois mostra o interesse dos sindicalizados em qualificar seus trabalhadores”, avalia.

 

Outra parceria que tem feito sucesso na região é com a Cadeia Pública. “Já qualificamos mais de 80 pessoas que estão detidas. Esta é uma oportunidade para que eles ocupem o tempo e aprendam uma profissão. Estas pessoas, pelos menos, terão a chance de ingressar no mercado de trabalho”.

 

Este ano, uma unidade do Sistema Estadual de Emprego (Sine-MT) foi inaugurada no Sindicato graças a uma parceria do Sindicato Rural de São José do Rio Claro, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT)  e Senar-MT. “Esta foi uma novidade boa parta o sindicato. Na semana passada mais de 60 pessoas tiveram a oportunidade de serem empregados como motorista na Usina Libra”, contou o presidente. “A expectativa é que na época da colheita da cana mais de 1500 vagas sejam abertas na região e a busca por profissionais será no Sine de São José do Rio Claro que tem a parceria com o Sindicato Rural”.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).