A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Chegada da agricultura muda o foco na solicitação de treinamentos

Post Image

"A agricultura está chegando muito rápido em nosso município que até bem pouco tempo tinha a pecuária como base da economia", ressalta  o presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Eduardo Ribeiro. Ele conta também que essa transformação influencia nas demandas de treinamentos junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

 

Até bem pouco tempo os treinamentos  mais pedidos pelos produtores rurais de Vila Rica, a 1.300 km de Cuiabá,  eram os de inseminação artificial, manejo e recuperação das pastagens, rédeas e doma. Com a chegada da agricultura os mais procurados passaram a ser os  de tratoristas e manutenção  de colheitadeiras. "Para atender essa demanda temos vários treinamentos do setor de agricultura programados para 2014".

 

Com 2.376 propriedades com menos de 200 hectares, a região também tem muitos pequenos produtores de leite. "Queremos mais qualidade para o nosso leite e, por isso, também vamos atender em 2014 a demanda para o treinamento sobre a de Instrução Normativa (IN) 62, que orienta sobre a qualidade do leite".

 

Com estradas ruins e dificuldade de acesso, o principal desafio do presidente Eduardo Ribeiro para 2014 é tornar os produtores rurais mais unidos na defesa dos seus direitos.  "Temos pelo menos 5 mil quilômetros de estrada de terra em nosso município. É difícil para o nosso produtor sair da propriedade tanto para os treinamentos como para as mobilizações para defender nossos direitos".

 

O portfólio da entidade de ensino rural oferta 154 treinamentos que atendem as 14 principais cadeias produtivas do Estado. Todos gratuitos.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).