A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Treinamentos do setor da agricultura são os mais procurados

Post Image

Com a transformação da área ocupada com pecuária em lavoura, os treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) mais demandados junto ao Sindicato Rural de Nova Xavantina são os de manutenção de máquinas e implementos agrícolas, classificação de grãos  e o de secagem de grãos. "Os treinamentos da área de Promoção Social também são muito procurados pela população urbana", explica o presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina, Mauri Evangelista dos Santos.

 

Ele conta que várias mulheres da região estão conseguindo renda extra vendendo os produtos que aprenderam a fazer com os instrutores do Senar-MT.  Além da população urbana, os assentamentos também demandam muitos treinamentos da área de promoção social.

 

Para 2014, a previsão do Sindicato Rural é realizar cerca de 50 treinamentos. "Neste número já está inclusa a demanda extra", diz o presidente. Em 2013 foram realizados 48 treinamentos no município.

 

Com seis assentamentos instalados na região, o presidente do Sindicato conta que outra cadeia produtiva que está em plena expansão é a da piscicultura. "Temos o senhor Ivo Balbino que fez alguns cursos do Senar-MT e já está tendo uma renda extra ao aplicar o que aprendeu".

 

A mobilizadora Carina de Fátima Ropke acrescenta que só para 2014 já foram solicitados três curso extras de classificação de grãos. Ela conta ainda que as atividades começaram cedo, este ano, no sindicato. "Já estamos tendo treinamentos desde as primeiras semanas de janeiro.  Na semana passada fizemos um de classificação de grãos e a sala estava lotada".

 

Reginaldo Zago é estudante de agronomia e um dos participantes do treinamento realizado semana passada.  Ele  conta que aprendeu a importância de armazenar o grão corretamente e o quanto isso pode evitar prejuízos. "Este tipo de treinamento é importante para o curriculum de um profissional.  Além disso, tem o Certificado que é primordial na hora da empresa nos contratar".

 

Um pouco diferente de Reginaldo, Cesar Correa da Silva que também participou do treinamento da semana passada em Nova Xavantina não é aluno de agronomia, mas já trabalha na área. Ele conta que o aprendizado ajudou a sanar  todas suas dúvidas. "A didática é muito importante. Ás vezes,  sabemos fazer na prática, mas quando temos a teoria e didática, tudo fica ainda mais fácil".

 

O portfólio da entidade de ensino rural oferta 154 treinamentos que atendem as 14 principais cadeias produtivas do Estado. Todos gratuitos.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).