A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT passa a ofertar treinamento de segurança em instalações elétricas

Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) coloca à disposição da sociedade rural o treinamento NR10 (Básico) – Segurança em instalações e serviços de eletricidade. Este é mais um treinamento formatado pela instituição de ensino rural que visa atender à demanda dos produtores do Estado.

 

A capacitação de 40 horas é transversal (pode ser útil para várias cadeias produtivas) tem o objetivo de fazer com que o participante conheça as medidas de segurança em condições básicas de saúde e segurança no trabalho em serviços de eletricidade, conforme norma regulamentadora NR-10.

 

Segundo a coordenadora da Equipe de Pedagogia do Senar-MT, Rafaella Tognietti, para participar do treinamento o participante precisa preencher alguns pré-requisitos. "Ter idade mínima de 18 anos, ser alfabetizado, trabalhador ou produtor rural e já possuir curso específico da área elétrica", cita. "A exigência do Diploma ou Certificado é da norma regulamentadora, que trata do assunto no item 10.8.1", explica.

 

Rafaella lembra que o trabalhador previamente qualificado deve ter o registro no Conselho de classe (Itens 10.8.2. e 10.8.3. da NR-10).

Atualmente o Senar-MT oferece 154 treinamentos que atendem as 14 cadeia produtivas prioritárias para a instituição. "Ainda temos  vários outros lançamentos para 2014", informa.

 

Todos os treinamentos do Senar-MT são gratuitos e a instituição ainda mantém 17 programas especiais. Para conhecer a programação de treinamentos ofertados procure o sindicato rural de seu município ou onde não houver sindicato, a prefeitura . Os interessados também podem acessar o site www.senarmt.org.br para saber mais sobre os cursos.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).