A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Próxima turma começa dia 10 de março em Campinápolis

Post Image

Em 2013 o sindicato rural de Campinápolis em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Associação de Produtores de Leite (Aproleite) e a Campileite realizaram uma turma do Programa de Produção de Leite de Qualidade que capacitou cerca 15 produtores de leite na região. Para 2014, a expectativa é de fazer,  pelo menos, mais três turmas nesta mesma região.

 

Representantes do Senar-MT e da Aproleite se reuniram nesta quarta-feira (12.02) com o presidente do Sindicato Rural de Campinápolis, Joaquim José de Almeida, e o responsável técnico da Campileite, Gerantino Joaquim Neto, com o obejtivo de alinhar as ações para 2014. "Este programa vai nos ajudar a melhorar a qualidade do leite", enfatiza Gerantino.

 

Com cerca de 800 cooperados, a Campileite processa em média 45 mil litros de leite por dia. Otimista, Gerantino ressalta que há projetos de expansão para 2014. "Trabalhamos atualmente com 500 produtores de leite e, mesmo com a qualificação de apenas 15 pessoas  já percebemos melhoria na qualidade do produto".

 

Na opinião de Gerantino o programa chama a atenção dos produtores de leite para detalhes importantes na ordenha que muitas vezes passam despercebidos na correria do cotidiano.  "Nos ajudará a mostrar que a higiene e vários outros detalhes são muito importantes para que o produto final tenha qualidade".

 

Tanto o presidente do Sindicato quanto Gerantino estão animados para expandir o Programa de Produção de Leite de Qualidade. A ideia é levar os treinamentos para alguns assentamentos e rotas que agregam os pequenos produtores.

 

Para o pequeno produtor, Valdir Marciano da Silva, de 69 anos, um dos capacitados no ano passado, o Programa trouxe muitas novidades. "Especialmente sobre a importância da higiene na ordenha. Há também alguns detalhes que com a lida diária esquecemos e o curso nos chamou atenção para fazermos a coisa certa. Estou tentando fazer tudo conforme aprendi", enfatiza.

 

A equipe continua o trabalho de divulgação ao longo da semana. Ainda nesta quarta-feira (12) se reúne com empresários do setor leiteiro em Nova Xavantina e na quinta-feira (13) a reunião acontece em Canabrava do Norte. Já na sexta-feira (14) a divulgação do programa ocorrerá em Vila Rica.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).