A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT capacita instrutores para atuarem no Pronatec

Post Image

Até sexta-feira (07.02) o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realiza o primeiro treinamento em Capacitação Metodológica para 22 instrutores que irão ministrar as aulas  do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)  do Senar em 2014. A capacitação de 40 horas ocorre na sede da instituição de ensino rural em Cuiabá.

 

De acordo com a coordenadora de Pedagogia do Senar-MT, Rafaella Tognietti, esta é a primeira vez que é oferecida a  capacitação metodológica pela instituição aos profissionais que vão atuar com o público do Pronatec do Senar. "Em 2013 o Senar Central fez uma capacitação com todas as unidades e nos orientou sobre algumas questões que deveríamos repassar para os instrutores. O objetivo é  padronizar conceitos e principalmente primar pela qualidade dos treinamentos", afirmou Rafaella.

 

Durante as atividades da capacitação os instrutores tem acesso a conceitos da andragogia (ensino de adultos) e reveem a missão, visão e valores do Senar.

 

Em 2014, a instituição de ensino rural irá formar 60 turmas do Pronatec, qualificando 900 pessoas. "A primeira turma do Pronatec do Senar será Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, em Nova Brasilândia. O início está previsto para 17 de março", destacou a analista do Senar-MT, Daniela Niccioli, lembrando que em 2013 já foram qualificadas 900 pessoas por meio do Pronatec. Além do treinamento em máquinas o Pronatec também irá realizar turmas de Apicultor, Piscicultor, Horticultor e Produtor de leite. 

 

A médica veterinária, Silvia Tartari, presta serviço como instrutora do Senar-MT e participa da atividade. Ela diz que a  capacitação ajuda a rever conceitos, tirar dúvidas sobre o Pronatec e a lidar com as turmas formadas. "É um público diferenciado por se tratar de jovens, já que normalmente o Senar atende a produtores e trabalhadores rurais", pontuou. "Essa capacitação ajudou a gente a melhorar nosso trabalho no campo", avaliou.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).