A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mais de 800 oportunidades abertas na 1ª semana de fevereiro

Post Image

Vinte e sete sindicatos rurais em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) irão realizar 64 treinamentos para a qualificação da mão de obra rural  na primeira semana de fevereiro (03 a 07). Ao todo são 832 oportunidade oferecidas por meio da parceria no Estado, sem custo para o participante.

 

Em Querência (962 km de Cuiabá) serão ministrados quatro treinamentos: Classificação de produtos de origem vegetal, na Fazenda Roncador; Manutenção de tratores agrícolas, no Assentamento Coutinho: Segurança no trabalho – NR 31.8  capacitação para trabalhador com agrotóxico e Secagem de grãos e operação de secadores, estes dois últimos na Fazenda Tanguro do Grupo Amaggi.

“A parceria com o Senar-MT é muito importante para Querência, pois temos uma demanda muito grande por mão de obra capacitada. Estamos observando um crescimento da agricultura na região tanto que começamos um projeto de cultivo de 3 a 4 mil hectares de girassol,  diversificando nossa produção”,  comentou o presidente do Sindicato Rural de Querência,  Gilmar Dell’ Osbel. “Atualmente nossa produção tem foco no plantio da soja seguido de milho segunda safra”, acrescentou.

 

O presidente destaca que o sindicato atende tanto os pequenos produtores dos assentamentos rurais quanto as empresas rurais da região. “As fazendas solicitam treinamentos como Aplicação de Agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido; Secagem de grãos e operação de secadores e Operação de tratores agrícolas”, citou. “Já os assentamentos pedem mais cursos voltados para a agricultura familiar como Beneficiamento de leite, artesanatos e Processamento de produtos derivados”, revelou.

 

Operação e manutenção de colhedora de cana de açúcar, em Barra do Bugres, Piscicultura em Acorizal e Primeiros socorros em Água Boa são exemplos de outros treinamentos programados para a semana. Interessados em participar de algum treinamento devem procurar o sindicato rural do seu município ou o mobilizador do Senar-MT nas prefeituras, onde não existir sindicato. 

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).