A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Meta do Sindicato é ampliar treinamentos em 2014

Post Image

Desde setembro de 2013, quando assumiu a presidência do Sindicato Rural de Nova Ubiratã, o produtor rural Cláudio Bratz estipulou a meta de ampliar o número de treinamentos realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) na região. “A qualificação rural é de extrema importância para o produtor e trabalhador do campo e o Senar é nosso grande parceiro nessa capacitação”.

 

Em 2014 o presidente já investiu na contratação da mobilizadora Maria Helena Rodrigues, responsável pela formação das turmas. “Antes a mobilização era feita pela gerente sindical, Adrielli Accorsi,  que acabava acumulando as funções. Agora, com uma pessoa específica irá facilitar a formação das turmas, inclusive em janeiro a Maria Helena visitou fazendas da região para divulgar os cursos do Senar as demandas já começaram a aparecer”, destacou Bratz.

 

O município de Nova Ubiratã fica a 506 km de Cuiabá e tem sua economia baseada na agricultura. As principais culturas são de soja, milho e algodão. “Algumas atividades estão sendo desenvolvidas para complemento de renda como artesanato, apicultura, bovinocultura de leite e piscicultura”, citou o presidente lembrando que os treinamentos mais demandados ao sindicato é o de Operador de máquinas, operador de colheitadeira, NR 31.8 – saúde e segurança no trabalho e o NR 12.

 

O supervisor do Senar-MT na Regional de Sorriso, Dorvalino Karlinski, informou que uma parceria forte em Nova Ubiratã foi firmada com a prefeitura do município. “O prefeito Valdenir dos Santos é agrônomo e já atuou no Sistema Famato, então tem a noção exata da importância das qualificações do Senar”, avaliou.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).