A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Assentados desejam aumentar a produção para melhorar renda

Post Image

As famílias do Assentamento Rural Santa Lourdes, do município de Paranatinga (375 km de Cuiabá), participam na semana de 13 a 17 de janeiro do treinamento Cultivo da mandioca. A qualificação de 40 horas é uma realização do Sindicato Rural  de Paranatinga em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Este e é um dos treinamentos que abrem o calendário de atividades de 2014 da instituição rural.

 

De acordo com o gerente do sindicato rural e mobilizador, Edson da Silva esta é a segunda turma promovida no Santa Lourdes. O primeiro treinamento (Associativismo e Cooperativismo) foi realizado em novembro de 2013. “O assentamento é novo e já se mostra um parceiro importante para o sindicato, pois o presidente do assentamento, Cleiton da Silva, tem uma visão bastante empreendedora e já sinalizou o desejo de capacitar as famílias da comunidade rural”, afirmou.

 

O gerente sindical revela que para a próxima semana está programado o treinamento de Olericultura Orgânica para os produtores deste assentamento. “O Santa Lourdes fica a uns 20 km do município e o interesse na qualificação profissional é para melhorar a renda dos assentados. Eles planejam aumentar a produção para vender na feira da cidade”, contou Edson da Silva.

 

O Sindicato de Paranatinga realiza, em média, 60 treinamentos por ano. Em 2013 o treinamento Segurança no Trabalho – NR 31.8 Aplicação de Agrotóxico foi o que mais capacitou produtores e trabalhadores do município, seguido por Manutenção e Regulagem de máquinas agrícolas.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).